Informes Jurídicos
A Assessoria Jurídica do Procon-MG (Asjup) promove o levantamento de jurisprudências, cujas análises servirão como base para a elaboração de informes jurídicos relacionados à Defesa do Consumidor.
Os informes traduzem a síntese de decisões judiciais relevantes dos tribunais, produzidos após pesquisa, agrupamento e estudo, os quais são disponibilizados pelo Procon-MG ao Sistema Estadual de Defesa do Consumidor (SEDC).
Informes elaborados sobre o Código do Consumidor:
Procon e decisão - TJMG - Procon-MG - 28 de fevereiro de 2020
Procon - STJ - 27 de fevereiro de 2020
Boa-fé e consumidor - STJ - 18 de outubro de 2019
Dano moral e mero aborrecimento - STJ - 15 de outubro de 2019
Idoso e consumidor - STJ - 11 de outubro de 2019
Idoso e consumidor - TJMG - 10 de outubro de 2019
Ações coletivas sobre consumo - STJ - 10 de dezembro de 2018
Dever de informação - STJ - 8 de janeiro de 2018
Informes elaborados de acordo com infrações aos princípios do Código do Consumidor:
Princípio da indisponibilidade de direitos
Prever a renúncia do direito de indenização por benfeitorias necessárias
Subtrair do consumidor a opção de reembolso de quantia já paga, nos casos previstos pelo legislador.
Prever a inversão do ônus da prova em prejuízo do consumidor
Princípio da devida informação
Não cumprir a oferta, apresentação ou publicidade suficientemente precisa
Apresentar bem de consumo com vício de informação
Não informar a nocividade ou periculosidade do bem de consumo
Apresentar ou vender bem de consumo, por telefone ou reembolso postal, com vício de informação.
Apresentar bem de consumo, a crédito ou financiamento, com vício de informação.
Utilizar documentos de cobrança de débitos com vício de informação
Publicidade:
Realizar publicidade sem a devida e prévia comprovação
Não comprovar a veracidade e a correção da informação ou da comunicação publicitária
Banco de dados e cadastros de consumidores:
Não retificar dados e cadastros, de imediato.
Não comunicar, no prazo de cinco dias úteis, a retificação dos dados e cadastros do consumidor.
Princípio da liberdade de escolha
Recusar atendimento às demandas dos consumidores
Fornecer bem de consumo sem solicitação prévia
Omitir, impedir, dificultar ou negar o direito à assistência contratual.
Limitar a quantidade de bem de consumo, sem justa causa.
Redigir contratos de adesão com cláusula resolutória, sem que a escolha caiba ao consumidor.