Programa de Atendimento ao Superendividado - PAS
Programa de Atendimento ao Superendividado
O PAS é um serviço gratuito para acolher e atender consumidores superendividados moradores de Belo Horizonte, de maneira que possam organizar e recuperar o crédito, reassumindo o controle financeiro, com organização, planejamento e renegociação com todos os seus credores, de forma a garantir que o pagamento de suas dívidas não comprometa o seu mínimo existencial.
O Programa prevê, ainda, a realização de oficinas de educação financeira e acolhimento psicossocial para trabalhar a prevenção e o tratamento do superendividamento.
O atendimento ocorrerá mediante agendamento no site da Prefeitura de Belo Horizonte (https://agendamentoeletronico.pbh.gov.br/ ). O(a) consumidor(a) interessado(a) deverá selecionar a categoria “PROCON PBH”, o serviço “ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR” e a unidade de atendimento “NIACON”.
Compareça com a documentação obrigatória em mãos:
· Identidade e CPF;
· Comprovante de residência;
· Comprovantes de todas as despesas recorrentes (luz, água, gás, remédios, plano de saúde, telefone / internet/ tv, gás, aluguel, condomínio, entre outras);
· Comprovante de renda atualizado (últimos 3 meses), incluindo quaisquer rendas complementares;
· Hiscon, se aposentado ou pensionista do INSS;
· Extratos bancários consolidados (últimos 3 meses);
· Extratos de cartão de crédito (últimos 3 meses);
· Declarações de IR, se não for isento (últimos 2 anos);
· Certidão de imóvel, se possuir mais de 1 imóvel;
· Documento do veículo, se possuir mais de 1 veículo;
· Extrato SPC/SERASA, se for o caso.
Saiba mais sobre o programa aqui.