Notícias - InstitucionalSobre Tons, programa do MPMG de combate ao racismo, ganhará estádios de Minas Gerais
Protocolo de intenções com a Federação Mineira de Futebol foi assinado nesta terça-feira, 12. Primeira ação será realizada no próximo domingo, na semifinal do campeonato mineiro. Protocolo teve a anuência dos clubes da capital.
Lançado em 21 de março de 2023, Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, o programa Sobre Tons teve como ação principal, em seu ano de lançamento, a divulgação periódica de "pílulas informativas", em formatos visual e audiovisual, para o público interno do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Agora, com o protocolo de intenções firmado entre o MPMG e a Federação Mineira de Futebol (FMF), nesta terça-feira, 12 de março, o programa será expandido para a toda a sociedade durante os eventos desportivos promovidos pela FMF.
O protocolo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; pelo coordenador da Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD), promotor de Justiça Allender Barreto Lima da Silva; pela representante do Grupo de Trabalho Antirracismo do MPMG, promotora de Justiça Marianna Michelette, e pelo presidente da FMF, Adriano Guilherme de Aro Ferreira. A iniciativa conta com a anuência do América Futebol Clube, do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube.
Em sua primeira fase, realizada de março a novembro de 2023, o Sobre Tons buscou conscientizar o público interno do MPMG sobre a problemática do racismo, disseminando conteúdos com ideias centrais sobre o tema. Foram produzidas 18 “pílulas informativas”, contemplando assuntos como: a importância de se falar sobre o racismo, o compromisso do MP com o antirracismo, racismo estrutural, racismo religioso, racismo recreativo, cotas raciais, interseccionalidade, entre outros.
Agora, em sua segunda fase, iniciada neste mês, o programa será ampliado para a toda a sociedade através de parcerias. A primeira a ser estabelecida foi com a FMF. Entre as ações previstas, está a veiculação dos conteúdos antidiscriminatórios, produzidos pelo Sobre Tons, durante eventos desportivos organizados pela Federação, assim como em mídias e redes sociais, buscando engajamento dos clubes, atletas e torcedores.
Além de representantes do MPMG, da FMF e de clubes de futebol de Belo Horizonte, a solenidade contou com a participação de Luciano Jorge de Jesus, membro do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e de Alexandre Braga, representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).
De acordo com Jarbas Soares Júnior, “os clubes de futebol, diretores e jogadores, com apoio da Federação Mineira de Futebol irão repercutir o Sobre Tons. O programa enfrenta o racismo de forma inteligente e, assim, vamos convencer as pessoas a enxergar o problema. Podemos, sim, criar uma sociedade sem racismo, de maneira construtiva, na qual as pessoas convivam numa só torcida, que é contra o racismo. Esse é o papel do Ministério Público. Além de agir junto com as polícias contra o racismo, devemos também ajudar a conscientizar as pessoas que, muitas vezes, não estão enxergando pequenos atos de racismo”.
O promotor de Justiça Allender Barreto explicou que o Sobre Tons trabalha com a perspectiva de formação de uma cultura antirracista na sociedade brasileira. "Em 2023, nós trabalhamos no âmbito interno, com letramento institucional, através de pílulas antirracistas, trazendo conceitos elementares para a pauta racial. Agora, em 2024, entendemos que o programa deveria se abrir para a sociedade. Vislumbramos que o futebol seria um ponto estratégico para essa abertura, pois é um núcleo irradiador de condutas e que pode contribuir fomentando bons comportamentos para a transformação da realidade social”, destacou.
O representante do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Luciano Jorge de Jesus, elogiou a atitude do MPMG e comentou sobre a complexidade do tema enfrentado. “Queria dar os parabéns pela iniciativa e pela forma como ela está sendo realizada. O racismo brasileiro é amplamente complexo e interfere na vida das pessoas de formas diferentes, mas os passos estão sendo dados e estamos aqui para contribuir ainda mais”, ressaltou.
O presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro, também enalteceu o programa e disse que a FMF não medirá esforços para difundir a campanha de combate ao racismo idealizada pelo MPMG. “Uma democracia forte é formada por instituições fortes, e o Ministério Público de Minas Gerais é uma delas. Há muitos anos, a FMF tem interlocução com o MPMG e ficamos muitos felizes com o convite feito pelo promotor de Justiça Allender para que a FMF fosse parceira na divulgação do Sobre Tons”, afirma Aro.
Ações já terão início na semifinal do campeonato mineiro
Representantes do América Futebol Clube, em contato com o promotor de Justiça Allender Barreto, logo após a assinatura do protocolo de intenções, demonstraram interesse em iniciar a divulgação de algum conteúdo do programa Sobre Tons já no próximo domingo, 17 de março, no Estádio Raimundo Sampaio (Independência). Neste dia América e Atlético se enfrentam em partida válida pela semifinal do campeonato mineiro. “Para nós, foi uma surpresa. Vamos nos organizar para que no domingo algum conteúdo relacionado ao Sobre Tons possa ser divulgado entre os torcedores”, explica Barreto.
Atos discriminatórios aumentaram em 2022
Os últimos dados apresentados pelo Observatório da Discriminação Racial no Futebol revelam que, em 2022, houve um aumento de 47,47% de atos discriminatórios em comparação ao ano de 2021. Segundo a última publicação do relatório anual, 78% das discriminações e preconceitos nos esportes aconteceram no futebol, com o racismo liderando o ranking, com 54% das ocorrências.
A TVMP transmitiu a solenidade de assinatura do protocolo de intenções firmado entre Ministério Público e FMF.
Galeria de imagens (Fotos: eric Bezerra)
Saiba mais sobre o programa
Acesse aqui o Glossário Antidiscriminatório (Raça e Etnia) do MPMG.