Início do conteúdo

A iniciativa tem como objetivo alertar sobre golpes, levar informações sobre educação financeira e orientar a respeito de armadilhas do mercado que podem comprometer a renda familiar

Nessa terça-feira, 9 de julho, o Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Juiz de Fora, na Zona da Mata, promoveu uma ação educacional do projeto “60+ Revelando direitos, desarmando golpes”. O coordenador Regional de Defesa do Consumidor, promotor de Justiça Juvenal Martins Folly, realizou a palestra em uma unidade do Sesc, no centro da cidade.

Juiz de Fora - Procon 60 Mais 2.jpeg

Os 250 idosos presentes conheceram diversos golpes, receberam informações sobre educação financeira e orientações para evitar armadilhas do mercado que podem comprometer a renda familiar. Entre os temas abordados durante a palestra, o promotor destacou o superendividamento e o empréstimo consignado. “O mais relevante foi o interesse dos idosos na elucidação dos golpes no mercado de consumo, que afetam o cotidiano de todos eles. Eles não tinham conhecimento do Ministério Público como instrumento de defesa dos interesses dos idosos”, afirma o promotor.

“Os idosos são alvos vulneráveis de golpes e práticas comerciais abusivas. Fornecer informações e apoio para este público é uma das prioridades do Procon-MG. Por meio desta iniciativa, o público 60+ também recebe orientações sobre locais e formas de registrar as suas reclamações. O projeto começou em 2021 e vem ganhando destaque a cada ano”, afirma o coordenador do Procon-MG, promotor de Justiça Glauber Tatagiba.

Já no mês de junho, a ação educativa voltada para o público 60+ foi realizada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Sete Lagoas, também em uma unidade do Sesc. A servidora Michelle Rodrigues de Oliveira ministrou a palestra para 45 idosos e se tornou mais uma multiplicadora do projeto. Ela interagiu com o público e tirou as dúvidas dos presentes.

Juiz de Fora - Procon 60 Mais 3.jpeg

O Procon-MG usa a tecnologia para levar o projeto ao interior de Minas. Os integrantes do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, as entidades, as associações e os educadores que tiverem interesse em ministrar essa palestra em suas cidades devem se cadastrar na plataforma de educação à distância do Procon-MG (eedc.mpmg.mp.br) para ter acesso a todas as informações.

Quer saber mais? Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor do Procon-MG pelo e-mail: eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones: (31) 3768-1633, 3768-1695 ou 3768-1697.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo