Notícias - InstitucionalProcurador-geral de Justiça recebe presidente do Servas para tratar de projetos comuns entre as instituições
Presença forte do MPMG em todo o estado e respeitabilidade da instituição foram pontos destacados pela presidente do Servas durante a reunião na Procuradoria-Geral de Justiça
Projetos SOS Águas, Reciclando Dignidade e Hospedagem Social. Estes foram os principais assuntos de reunião realizada na manhã desta terça-feira, 21 de janeiro, entre o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho e a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Noronha Renault de Almeida. O encontro, realizado na Procuradoria-Geral de Justiça, contou ainda com o procurador-geral de Justiça Adjunto Institucional, Hugo Barros de Moura Lima, e a vice-presidente do Servas, Dinorá Carla Fernandes.
Além desses projetos, o MP Itinerante, projeto do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que conta com a participação do Servas, também foi discutido na reunião.
Christiana Renault destaca que a parceria do MPMG nos projetos que são comuns às instituições é muito importante para que o Servas continue prestando os serviços sociais à população mineira. “Levamos a conhecimento do procurador-geral de Justiça não são os projetos que contamos com a parceria do MPMG, mas todos os que são geridos pelo Servas. Além de manter a participação do Ministério Público nos quatro projetos há também uma possibilidade de expandirmos essa parceria”.
O procurador-geral de Justiça Paulo de Tarso, disse que “o MPMG não medirá esforços para manter e se possível ampliar a parceria com o Servas, entidade que realiza um belíssimo trabalho social. Temos propósitos comuns. Esses projetos que acolhem as pessoas são importantes para que o MPMG mantenha a conexão social com a população”.
Projetos
O projeto Reciclando Dignidade visa garantir a inclusão previdenciária de catadores de materiais recicláveis em Minas Gerais. O projeto vai atender, inicialmente, 1.475 pessoas que integram associações e cooperativas ativas no programa Bolsa Reciclagem e cadastradas no Servas.
Conta com a contribuição técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e financiamento do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma).
Já o Hospedagem Social disponibiliza sem custos, hospedagem, serviços e infraestrutura para crianças, adolescentes menores de 18 anos e acompanhantes do interior do estado de Minas Gerais, que necessitam de suporte para realização de tratamentos de saúde em hospitais de Belo Horizonte. “Em muitos casos, o paciente que está aguardando um transplante ou realizando um tratamento oncológico precisa ser desospitalizado. Sem ter condições de retornar à cidade de origem e depois ter que voltar à capital, muitos têm o atendimento prejudicado. Com a hospedagem social, que é feita pelo Sesc Venda Nova, conseguimos manter o paciente em Belo Horizonte para dar continuidade ao tratamento”, explica a vice-presidente do Servas.
Dinóra Carla diz que os pedidos por vagas em hospitais chega com frequência ao Ministério Público e que os promotores de Justiça do interior podem atender às demandas recorrendo a essas vagas.
O Hospedagem Social contempla o paciente que reside a mais de 50 km da capital. Hoje o Sesc conta com 88 quartos que podem receber de um a dois acompanhantes.
O projeto é uma iniciativa do Sesc em Minas, viabilizado em parceria com o Servas, MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Sesc Venda Nova e hospitais filantrópicos de Belo Horizonte (Santa Casa BH; Hospital da Baleia; Hospital São Francisco; Rede Paulo de Tarso; Feluma/Ciências Médicas de MG).
A campanha SOS Águas busca arrecadar doações via Pix (sosaguas@servas.org.br), que serão convertidas em créditos para o cartão humanitário, e coletar itens essenciais como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e de limpeza e água mineral, para compor o Kit de Ajuda Humanitária.
Integra o Programa de Proteção Emergencial (PPE) da instituição, e conta com o apoio do MPMG, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Polícia Militar de Minas.
O SOS Águas, como explica a presidente do Servas, contempla os períodos de chuva e também os de seca em Minas Gerais.