Início do conteúdo

 

241217 Cartilha Procon-Destaque.jpg

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das Promotorias de Justiça de Araguari, Pará de Minas, Pirapora e Manga e do Procon-MG, termina este ano comprometido com a formação de consumidores mais conscientes de seus direitos e deveres. Neste mês de dezembro, cerca de 1.350 estudantes, de 7 a 12 anos, receberam a cartilha 'Procon Mirim: formando consumidores conscientes' após participarem de atividades propostas pelo programa Procon Mirim. A entrega do material faz parte da fase final de implementação desse programa, que contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação e do Procon local de Araguari, do Procon de Igaratinga, do Procon Regional de Pirapora e da Secretaria Municipal de Educação de São João das Missões.

O programa é uma iniciativa do Procon-MG que promove a multiplicação do conhecimento sobre os direitos dos consumidores e consumo consciente. Para tanto, são propostas atividades para a formação de consumidores mais críticos em relação às motivações e consequências dos hábitos de consumo e para a promoção da interdisciplinaridade do tema educação para o consumo em sala de aula.

241217 Cartilha Procon-Noticia.jpg

Em 2024, foram distribuídas 2.100 cartilhas. Educadores de 17 escolas da rede pública, de 7 municípios mineiros -- Araguari, Capetinga, Coração de Jesus, Delfinópolis, Igaratinga (Distrito de Antunes), Pirapora e São João das Missões -- participaram do treinamento disponível na plataforma de Educação à Distância do Procon-MG. O curso prepara professores para tratar, em sala de aula, de temas como o papel do Procon, publicidade enganosa, informações nos rótulos, data de validade, venda casada e outros assuntos relacionados ao Código de Defesa do Consumidor. Após o treinamento, as cartilhas são disponibilizadas nas bibliotecas das escolas. A entrega de material a alunos da rede pública consolida o papel multiplicador do Procon Mirim.

Quer conhecer mais sobre essa iniciativa? Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, pelo correio eletrônico eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1695, 3768-1697 ou 3768-1633.

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo