Notícias - Crime OrganizadoOperação visa apurar fraudes em concurso realizado pela prefeitura de Tiros
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Tiros e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) - Regional de Patos de Minas, com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, deflagrou, na manhã de hoje, a “Operação Superdotados”, que visa apurar supostas fraudes ocorridas no concurso público municipal de Tiros/MG, edital n. 001/2022, publicado para o preenchimento efetivo de 90 (noventa) vagas, correspondentes a 29 (vinte e nove) cargos.
A operação, que está sendo montada há um mês, cumpriu treze mandados de busca e apreensão, inclusive na sede da Prefeitura Municipal de Tiros e na empresa responsável pela elaboração do certame, na cidade de Andrelândia/MG.
As investigações se iniciaram após o recebimento de diversas denúncias envolvendo o possível favorecimento de candidatos. A partir dessas informações, o MPMG efetuou diligências preliminares e constatou que muitos dos aprovados e classificados dentro do número de vagas já ocupavam cargos na Administração Municipal, a maioria contratados sem concurso, além de ocupantes de cargos comissionados, agentes políticos e cabos eleitorais do chefe do Executivo Municipal.
Apurou-se ainda que o número de vagas ofertadas no edital foi muito inferior ao número de pessoas já contratadas sem concurso pelo Município.
Outro fato que chamou a atenção durante as investigações é que muitos desses candidatos alcançaram notas exemplares, com pontuação acima de 90% (noventa por cento).
O próximo passo será a análise do material apreendido. Demais diligências ainda não podem ser divulgadas, para não comprometer o resultado das investigações.
A Promotoria de Justiça de Tiros permanece à disposição da população tirense e dos candidatos que prestaram o concurso público, para receber informações, documentos e denúncias que possam auxiliar nas investigações.