Início do conteúdo



O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata Mineira, ofereceu, na última sexta-feira, 29 de março, denúncia contra 19 pessoas acusadas de formarem uma organização criminosa com atuação na cidade de Ubá e Visconde do Rio Branco, voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e outras infrações consideradas graves.

Conforme o Gaeco, caso as 19 pessoas sejam condenadas pela Justiça, elas podem pegar mais de 60 anos de reclusão. No oferecimento da denúncia, o MPMG pediu ainda a prisão preventiva dos acusados, inclusive dos 18 que estão presos temporariamente, além da indisponibilidade de bens dos acusados.

Segundo o MPMG, as investigações dão conta da existência de uma hierarquizada organização criminosa atuante na região de Ubá, capitaneada, em tese, por Lucas Arruda Franco, conhecido como “patrão” ou “pai”, para a prática dos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas ilícitas, lavagem de dinheiro e outros crimes. Lucas Arruda teve o mandado de prisão temporária decretada no decorrer da Operação Bereshit, porém segue foragido.

De acordo com o Gaeco, um dos 20 acusados de integrar a organização criminosa não foi denunciado por falta de provas.

Relatório técnico oriundo do setor de inteligência do 21º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais aponta que Lucas Arruda seria um dos principais responsáveis pela comercialização de substâncias entorpecentes na região, contando, para o sucesso da empreitada criminosa, com um grande aparato pessoal e material, inclusive para “lavar” os valores decorrentes da prática criminosa.

O MPMG ainda investiga a participação de outras pessoas que teriam participado dos crimes. Os denunciados pelo MPMG foram: Lucas Arruda Franco, Luciana Andrade Arruda, Caio César Fernandes Gouvêa, Isaque Ferreira, Frederico Peregrino Dias, Willian Oswaldo Fialho Costa, Bruno Bigonha da Silva Neves, Kassio Lúcio de Souza, Thiago Rodrigues Basílio, Alef Gabriel Nogueira, Igor Cordeiro da Rocha, Clayton Yuri de Souza, Ramon Luis Vieira Gonçalves, Breno Fernandes da Costa, Matheus Rodrigues, Rafael Martins Migliorini, Aline Aparecida Vital, Ricardo de Freitas Xavier e Gilberto Dias Pacheco.

Leia também:
Combate ao tráfico de drogas na Zona da Mata resulta na prisão de 18 pessoas e apreensão de R$ 4 milhões em bens


Ministério Público de Minas Gerais?
Superintendência de Comunicação Integrada
Diretoria de Imprensa
Tel: (31) 3330-8016/3330-8166?
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
02/04/2019

 

Final do conteúdo