Notícias - Meio AmbienteMPMG realiza em BH a 1ª Cãominhada, evento de defesa dos direitos dos animais
Após percorrerem o circuito de aproximadamente 1 km, os participantes puderam desfrutar de várias atividades na Praça da Assembleia, ponto de chegada do evento, como feira de produtos veganos, oficinas de culinária, atividades educativas para crianças e adultos e feira de adoção de animais resgatados.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Animal do Ministério Público de Minas Gerais (Ceda) promoveu neste domingo, 7 de maio, em Belo Horizonte, a 1ª Cãominhada, um encontro com o objetivo de promover a defesa dos direitos dos animais e ampliar a consciência das pessoas sobre a importância da harmonia entre a saúde humana, a animal e a ambiental.
O evento, que contou com 800 inscritos, foi realizado com o apoio de vários parceiros, como ONGs, fundações de parques, protetores de animais independentes, associações e projetos universitários.
Após percorrerem o circuito de aproximadamente 1 km, com partida em frente à Procuradoria-Geral de Justiça, no bairro Santo Agostinho, os participantes puderam desfrutar de várias atividades na Praça da Assembleia (Praça Carlos Chagas), ponto de chegada do evento, como: feira de produtos veganos, oficinas de culinária, atividades educativas para crianças e adultos e feira de adoção de animais resgatados.
Como resultado do evento e da doação dos participantes, a Coordenadoria Estadual de Defesa Animal doará mais de 500 kg de ração aos beneficiários do ranqueamento na Chamada dos Bichos de BH e região metropolitana.
A coordenadora do Ceda, promotora de Justiça Luciana Imaculada de Paula, estava presente e comentou sobre a importância de um evento como este para a sociedade. “O evento ajudou na conexão das pessoas com a causa e esse sentido de comunidade criado reflete o espírito do Ministério Público de trabalhar para proteger os animais e consolidar os interesses dos tutores”, comentou.
O presidente da Associação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte, Sérgio Augusto Domingues, também participou da iniciativa. Na ocasião, ele informou sobre a nova cartilha da Ceda em parceria com a Fundação de Parques de BH e o Instituto Arbo, que traz várias questões de comportamento relacionadas a animais domésticos e silvestres em áreas verdes e reafirma a responsabilidade da guarda. “Infelizmente a gente encontra nos parques muitos animais abandonados, como gatos e cachorros. O contato dos bichos silvestre nesses parques com esse tipo de animal pode gerar doenças graves para todos. Dessa forma, a guarda responsável é importantíssimo para evitar esse tipo de ocorrência”, afirmou Sérgio.
Conheça a cartilha “Impactos de animais domésticos sobre a biodiversidade das áreas verdes” através do link: www.institutoarbo.org.br/cartilha
Veja mais fotos do evento: