Início do conteúdo

Agentes da segurança pública mineira e servidores públicos foram homenageados na solenidade de abertura, que também contou com palestra sobre como se proteger de golpes

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu na tarde de hoje, 6 de agosto, a solenidade de abertura do Mês da Segurança Institucional. Instituído pelo Comitê de Políticas de Segurança Institucional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Mês da Segurança Institucional tem como objetivo difundir e incentivar a implementação de uma cultura de segurança de membros, servidores e demais colaboradores do MPMG, bem como a proteção e o zelo pelo patrimônio da instituição. Assim, durante o mês de agosto, o Gabinete de Segurança e Inteligência (GSI) promove atividades voltadas para este fim. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_2986.jpg

Na abertura, o coordenador do GSI, promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes, destacou a segurança como um fator primordial no planejamento da instituição, em um momento em que a utilização da tecnologia em atividades criminosas se apresenta como um grande desafio. 

Também compuseram a mesa de abertura, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; o desembargador do TJMG Edison Feital Leite; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de Belo Horizonte, André Reis; a diretora de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Vanessa Fusco Nogueira Simões; o superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, inspetor Fábio Henrique Silva Jardim; o diretor de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente coronel Miller França Michalick; o assessor de Relações Institucionais da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado de polícia Marcelo Oliva Galizzi; e a diretora de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_2965.jpg

Homenagens 

Na ocasião, o MPMG, por meio do GSI, homenageou agentes da segurança pública mineira e servidores públicos pela valiosa colaboração na salvaguarda da instituição e de seus integrantes e por sua dedicação e excelência no trabalho desenvolvido ao longo dos anos no exercício de sua função. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_3009.jpg

Foram homenageados: a diretora de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e promotora de Justiça aposentada, Vanessa Fusco Nogueira Simões; a coordenadora dos Núcleos de Contrainteligência, Inteligência Estratégica e Operações de Inteligência do MPMG, tenente-coronel PM Raquel Bessa Teixeira da Cunha Vilela; o coordenador do Núcleo de Informações e Inteligência do MPMG, delegado de Polícia Civil Flávio Henrique Ferreira Grossi; o 2º sargento da Polícia Militar Watson José da Costa; o 2º sargento do Corpo de Bombeiros Militar Thiago Faria de Araújo; a superintendente de Segurança e Inteligência do MPMG, Joane Alcântara Bandeira Gonçalves; o coordenador da Diretoria de Segurança do MPMG, Felipe Boy Vieira; a servidora da Diretoria de Segurança do MPMG, Ana Paula Dias Capanema; a servidora da Diretoria de Inteligência do MPMG, Carla Hautequestt Bechara; e a servidora da Diretoria de Análises e Tecnologia de Inteligência do MPMG, Juliana Cristimans Moreira de Lacerda Cardoso. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_3074.jpg

Falando em nome dos homenageados, Vanessa Fusco se disse feliz e emocionada com a homenagem da instituição à qual se dedicou por quase 35 anos. Sobre o trabalho que desenvolve atualmente no Ministério da Justiça, ressaltou a importância de sistema que reúne dados de boletins de ocorrência de todo o país, produzindo estatísticas oficiais e compartilhando dados. “A integração é fundamental para a eficácia no combate ao crime organizado”, apontou. 

Em uma mensagem transmitida em vídeo, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, lembrou que é fundamental o envolvimento de todos, sob as orientações do GSI, para um Ministério Público mais seguro para cumprir o seu dever. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_3083.jpg

Palestra 

Após a abertura, o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, delegado de Polícia Civil do Piauí Alessandro Barreto, ministrou a palestra “Como se proteger dos golpes no Brasil”. A mesa foi presidida pelo coordenador do GSI, Rafael Henrique Martins Fernandes, e como moderador dos trabalhos contou com o integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do MPMG, Evandro Ventura da Silva. 

abert_mes_seguranca_instit_NOTICIA_DSC_3105.jpg

Barreto listou uma série de golpes frequentes no Brasil e detalhou estratégias de proteção contra os crimes da era digital. Segundo ele, com o aumento do uso da tecnologia durante a pandemia, a criminalidade também migrou para o ambiente virtual, que, sob o ponto de vista dos criminosos, possui algumas vantagens: impunidade, escala, lucratividade e atratividade.  

De acordo com o delegado, todos estamos vulneráveis e para reduzir os riscos podemos usar algumas estratégias como não repetir senhas e não usar senhas fáceis, não usar o mesmo e-mail para tudo, não anotar senhas no celular, não utilizar SMS como autenticador, nunca clicar em links desconhecidos, usar aplicativo autenticador e não postar nas redes sociais informações pessoais que possam ser usadas por criminosos. 

Abertura Mês da Segurança Institucional do MPMG 06.08.2024

 

Confira a programação completa do Mês da Segurança Institucional 2024: 

8 de agosto 

10h - Lançamento do podcast Pod Chegar Junto 

Tema: Fraudes mais comuns – como se livrar de golpes 

Disponível no Spotify e no canal do MPMG no YouTube: MPMG.Oficial 

19 de agosto 

13h30 - Lançamento da Cartilha de Segurança Institucional 

Local: Gabinete do Procurador-Geral de Justiça 

26 de agosto 

14h às 16h30 - Feira da Segurança Institucional 

Local: Pilotis da Procuradoria-Geral de Justiça 

Atrações: parede de escalada, casa de fumaça, stand de salvamento, stand de materiais perigosos, apresentação de cães, salvamento em veículo, Faísca e Foguinho. 

28 de agosto 

Local: Salão Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça 

14h - Abertura 

14h30 - Painel: Inteligência Artificial Responsável e seu uso na Segurança Pública: oportunidades e riscos 

Virgílio Augusto Fernandes Almeida - professor titular do DCC UFMG, especialista em IA  

Cláudio Chaves Beato Filho - coordenador do Centro de Estudos em Criminalidade e Segurança - CRISP 

Nina da Hora - cientista da computação, pesquisadora e ativista brasileira  

Presidente de Mesa: promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes – MPMG 

16h30 – Encerramento 

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo