Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), participou, na manhã desta quinta-feira, 19 de dezembro, da 4ª Reunião de Alinhamento do Projeto Casa Acolhe Minas, em formato virtual.

WhatsApp Image 2024-12-19 at 15.39.44.jpeg

O projeto, estimado em R$ 23,8 milhões, faz parte do Pacote de Respostas Rápidas, criado no acordo firmado entre o Governo de Minas Gerais e a mineradora Vale, para reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho.  

Ele visa a implementação de um centro de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica em Juatuba, na Grande BH, que, inicialmente, contemplará, de forma prioritária, 17 municípios: Brumadinho, Caetanópolis, Felixlândia, Florestal, Fortuna de Minas, Igarapé, Juatuba, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, São Gonçalo do Abaeté, São Joaquim de Bicas e São José da Varginha. 

Também participaram da reunião representantes da Vale, das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Planejamento e Gestão, do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da Defensoria Pública de Minas Gerais e do município de Juatuba.  

A reunião abordou informações referentes às fases atuais do projeto, que teve ordem de início em janeiro deste ano e tem previsão de entrega para 2028. 

De acordo com a coordenadora do CAOVD, promotora de Justiça Denise Guerzoni, a execução do projeto representa um importante avanço para o enfrentamento à violência contra as mulheres em Minas Gerais e exigirá o fortalecimento de uma Rede Regionalizada, com os serviços de atendimento as mulheres em situação de violência, construída com os atores dos municípios contemplados.   

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo