Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, participou, na sexta-feira, 10 de janeiro, de evento promovido pelo município e que contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.  

contagem.jpg

Na ocasião, a prefeita Marília Campos apresentou à representante do Governo Federal a estrutura do Centro Materno Infantil da comarca - integrante do Complexo Hospitalar de Contagem. Além disso, detalhou às autoridades da cidade as medidas de prevenção e combate à dengue que estão sendo adotadas em parceria com o Governo Federal. 

Entre as parcerias apresentadas, foi ressaltada a inclusão do município na expansão da utilização do método Wolbachia para combate da dengue pelo Governo Federal. 

Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito, em laboratório, e, assim, criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Constatou-se que, por terem a Wolbachia, esses mosquitos não são capazes de carregar os vírus que causam a dengue, zika, chikungunya ou febre amarela e tornam-se, assim, inofensivos. 

Na avaliação da promotora de Justiça Anelisa Cardoso Ribeiro, que participou do evento, “esse será um grande avanço para o município no combate à doença”. Anelisa destaca, porém, que a medida não diminui a importância da vacinação contra a dengue, cuja campanha foi iniciada no ano passado. 

Segundo ela, o estímulo à vacinação e a realização da cobertura vacinal completa com as duas doses são indispensáveis. 

 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo