Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) participou do 8º Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas (Enastic), realizado de 19 a 21 de março na sede do Ministério Público do Estado de Tocantins (MPTO). O encontro proporcionou uma reflexão a respeito de temáticas relevantes para implementação de metodologias de trabalho inovadoras no segmento, além de debater pautas relacionadas às principais ferramentas tecnológicas capazes de acelerar a transformação digital dos Ministérios Públicos do Brasil.

Realizado em colaboração com o Tribunal de Contas do Estado (TCETO), o encontro foi marcado pela apresentação da Estratégia Nacional do Ministério Público Digital (MP Digital), conduzida pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Além disso, foi um espaço importante para discutir o uso da inteligência artificial generativa, demonstrando o interesse em adotar tecnologias avançadas para fortalecer as práticas institucionais.

Na ocasião, o superintendente da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) do MPMG, Daniel Carnevalli, foi um dos participantes do painel Disrupções Tecnológicas: desafios e oportunidades das áreas de TI para 2024 na visão dos líderes de tecnologia. Ele destacou o compromisso do MPMG com a inovação e a transformação digital dentro da instituição.

Enastic noticia 1.jpg

Participaram ainda o coordenador de Planejamento Institucional (Copli), promotor de Justiça Rafael Henrique Martins Fernandes; a promotora de Justiça em cooperação na área de Tecnologia da Informação (STI), Eliane Fernandes do Lago Correa, o coordenador da Diretoria de Redes e Banco de Dados, Rodrigo Otávio Xavier de Paiva; e o diretor de Gestão Documental, Allan Vinícius Vieira Araújo.

Enastic noticia.jpg

O MPMG reforçou seu comprometimento com iniciativas de vanguarda no campo da inovação e da tecnologia, evidenciando seu papel de liderança na promoção dessa agenda dentro do Ministério Público brasileiro. Esse engajamento ressalta a importância da evolução tecnológica como um meio eficaz para otimizar processos, fortalecer a eficiência institucional e, consequentemente, aprimorar o serviço prestado à sociedade.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo