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Novo sistema foi desenvolvido pelo Procon-MG e pelo Gabinete de Segurança e Inteligência, em parceria com o departamento de Ciência da Computação da UFMG

 

Uma plataforma moderna e inovadora já está disponível para facilitar e agilizar o trabalho dos analistas que atuam na defesa do consumidor no estado de Minas Gerais. O novo sistema, desenvolvido com recursos de inteligência artificial, transforma as reclamações dos consumidores em dados e identifica, de forma rápida e eficiente, os principais problemas do mercado.

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O ProconData oferece recursos avançados de pesquisa como filtros, classificações e visualizações específicas que permitem explorar os dados identificando padrões e tendências. Os dados também servem para indicar as áreas que mais demandam a implantação de políticas públicas voltadas para a defesa do consumidor.

O monitoramento é instantâneo e reúne reclamações e manifestações de consumidores registradas em 4 bases de dados: ouvidorias do Procon-MG e MPMG, consumidor.gov.br e Sindec. A plataforma já permite o acesso simultâneo a mais de 2,5 milhões de reclamações.

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“As pesquisas podem servir de base para ações civis públicas e decisões administrativas a partir de um grande volume de reclamações. Por isso, é importante que o consumidor insatisfeito registre a sua queixa. Além disso, o ProconData vai possibilitar ao Procon-MG inibir a ação de golpistas e atuar de forma preventiva”, afirma o coordenador do Procon-MG e promotor de Justiça, Glauber Tatagiba.

Saiba mais na reportagem abaixo.

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Ministério Público de Minas Gerais

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