Início do conteúdo

 

Em sessão solene, a Câmara de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) empossou na manhã de hoje, 25 de outubro, o promotor de Justiça José Silvério Perdigão de Oliveira no cargo de procurador de Justiça.  

No início da cerimônia, com a mão direita erguida, ele fez a leitura do termo de compromisso. Em seguida, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o corregedor-geral do MPMG, Marco Antonio Lopes de Almeida, assinam o termo de posse e exercício. 

NOTICIA02_posse_jose_silverio_perdigaoEric_Bezerra_IMG_7996.jpg

Após assinar o termo de posse, José Silvério Perdigão de Oliveira foi agraciado com a Medalha do Mérito do Ministério Público Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos.  

A saudação ao novo integrante da segunda instância do MPMG foi feita pela procuradora de Justiça Reyvani Jabour Ribeiro. “A história e a luta de Perdigão personificam os valores da nossa instituição por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Ministério Público”, disse.  

NOTICIA04_posse_jose_silverio_perdigaoEric_Bezerra_IMG_8016.jpg

Em seguida, Perdigão falou sobre a novo cargo que passa a ocupar a partir de hoje, pois foram 42 anos no cargo de promotor de Justiça. Para ele, há uma fase de transição, comum a todos, “mas estou aqui para somar”. Em seu discurso, destacou ainda a busca pessoal pela paridade entre homens e mulheres na instituição, “pois todos nós colocamos nosso tijolo nessa edificação”.  

Ao final na solenidade, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, afirmou que Perdigão representa “a alma do Ministério Público”. Em suas falas, Jarbas ainda destacou a resistência de perdigão ao cargo de procurador de Justiça. “É importante dizer que ele traz para a segunda instância uma vivência extraordinária sobre a instituição”. A posse, segundo Jarbas, seguiu a vontade de Perdigão, “foi feita de forma simples, mas com muito simbolismo”.  

Currículo  

José Silvério Perdigão de Oliveira ingressou no MPMG em 1980. Atuou nas comarcas de Alto Rio Doce, Mariana, Ouro Preto. Em 1989, foi promovido, pelo critério de antiguidade, para a comarca de Belo Horizonte, onde atuou no Juízo de Registros Públicos, Juízo de Família. Atualmente, atuava na Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos. 

Além disso, por três vezes, foi presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).

Fotos: Eric Bezerra  

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

 

 

 

Final do conteúdo