Notícias - InstitucionalMPMG empossa integrantes da Câmara de Procuradores para o biênio 2025/2026
Órgão colegiado é composto do procurador-geral de Justiça, do corregedor-geral do Ministério Público, dos dez procuradores de Justiça mais antigos no cargo e de dez procuradores de Justiça eleitos para mandato de dois anos
Na tarde de hoje, 12 de dezembro, foram empossados os membros da Câmara de Procuradores de Justiça para o biênio 2025/2026. A Câmara de Procuradores de Justiça é um órgão colegiado do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), composto do procurador-geral de Justiça, que o preside, do corregedor-geral do Ministério Público, dos dez procuradores de Justiça mais antigos no cargo e de dez procuradores de Justiça eleitos para mandato de dois anos.
São membros titulares pelo critério de antiguidade: Almir Alves Moreira, Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva, Edmar Augusto Gomes, Luiz Renato Topan, Luiza de Marilac Martins Carelos, Márcio Heli de Andrade, Mário Drummond da Rocha, Paulo Roberto Moreira Cançado, Ricardo Emanuel de Souza Mazzoni e Sérgio Parreiras Abritta.
Os membros eleitos empossados são: André Estevão Ubaldino Pereira, Andréa de Figueiredo Soares, Fernando Rodrigues Martins, Gisela Potério Santos Saldanha, Lilian Maria Ferreira Marotta Moreira, Marco Antônio Borges, Marcos Vinicius Barbosa, Nadja Kelly Pereira de Souza Miller, Rogério Filippetto de Oliveira e Thaís de Oliveira Leite, como titulares, e Mário César Motta, como suplente.
A cerimônia de posse ocorreu perante o Colégio de Procuradores, em sessão solene no Auditório Azul da Procuradoria-Geral de Justiça. Compuseram a mesa solene o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida; o procurador-geral de Justiça nomeado para o biênio 2025/2026, Paulo de Tarso Morais Filho; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; e a vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Luz Maria Romanelli de Castro.
Após a assinatura do termo de posse e a leitura do termo de compromisso, o procurador de Justiça Márcio Heli de Andrade, decano da instituição, saudou os membros empossados em nome do Colégio de Procuradores, ressaltando que os novos membros da Câmara trazem consigo o vigor de novas ideias, contribuindo para a evolução das práticas ministeriais. “Dificuldades no trabalho sempre existiram, mas sempre lutamos arduamente com a finalidade de promovermos a defesa intransigente da nossa missão constitucional”, disse o procurador de Justiça.
O procurador de Justiça Rogério Filippetto de Oliveira falou em nome dos membros da Câmara de Procuradores empossados: “renovamos o compromisso de trabalhar incansavelmente por uma Minas Gerais e um Brasil mais justos, inclusivos e democráticos. Renovamos também o compromisso por um Ministério Público cada vez mais altaneiro. Que possamos juntos fortalecer a confiança nas instituições, levando o Ministério Público cada vez mais perto de quem realmente precisa”.
O procurador-geral de Justiça eleito e nomeado, que tomará posse no cargo amanhã, Paulo de Tarso Morais Filho, afirmou que o ato solene é a celebração de anos de dedicação de cada um dos empossados. “Não há dúvida de que a nossa instituição hoje se enriquece em receber nestas cadeiras procuradoras e procuradores de Justiça forjados no mais puro espírito ministerial. Que esta nova etapa seja marcada pela mesma coragem, ética e dedicação que os trouxeram até aqui. Que sejamos juntos agentes de transformação e defensores incansáveis da Justiça”, finalizou.
No último dia de sua gestão à frente do Ministério Público de Minas Gerais, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, agradeceu por todo o apoio e comprometimento que recebeu ao longo de seus quatro mandatos. Falou ainda da necessidade de união para enfrentar os desafios futuros. “A integração de diferentes vozes e experiências permite que abordemos questões complexas com uma visão mais ampla, para obter soluções inovadoras. Desejo que continuem avançando com o mesmo entusiasmo e determinação que demostraram em suas carreiras. Sempre na busca do melhor para a instituição e para a sociedade”, disse o procurador-geral de Justiça.