Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD) realizou na manhã desta quinta-feira, 26 de outubro, uma ação para atender idosos no Hipercentro de Belo Horizonte (quarteirão fechado da Praça Sete). A iniciativa, articulada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), contou com a participação das Polícias Civil e Militar, Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e de Saúde, Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública e Vigilância Sanitária.

Pelo MPMG foram registrados 21 atendimentos, sendo colhidos cinco termos de declaração. Os idosos que estiveram no local também receberam cartilhas e orientações do MPMG.

atendimento idosos pc 7 noticia 1.jpg

A coordenadora do CAOIPCD, promotora de Justiça Vania Doro, explica que a ação é um desdobramento da Operação Virtude, realizada pela Sejusp. “Já é o quarto ano que realizamos essa operação. Ela é uma ação articulada entre diversas instituições de segurança pública. Concentramos nossos esforços no combate à violência contra a pessoa idosa, neste mês de outubro, fazendo fiscalizações em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e até atuações em locais onde há informações sobre maus-tratos”, explica a promotora de Justiça.

Segundo Vania Doro, “na Praça Sete as pessoas puderam receber atendimento e orientações sobre seus direitos, como fazer denúncias, além de informações sobre como ajudar alguém em situação de violência”.

atendimento idosos pc 7 noticia.jpg

Vania Doro destaca que os serviços do MPMG voltados aos idosos vão muito além da esfera criminal. "Nosso objetivo é a promoção da dignidade física, psicológica, de saúde, garantia de trabalho, moradia, educação entre outros. Para denúncias de maus-tratos e outras situações, dispomos de canais abertos em todas as Promotorias de Justiça, na capital e no interior, e também pelo telefone 127, da Ouvidoria do MPMG. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima”, ressaltou.

Além disso, procuradores, promotores de Justiça e servidores do MPMG prestam atendimento aos idosos durante o MP Itinerante, realizado durante o ano, com visitas aos municípios mineiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

atendimento idosos pc 7 noticia 2.jpg

A promotora de Justiça ressalta que o MPMG realiza fiscalizações rotineiras em ILPIs, pois trata-se de uma obrigação legal. Porém, é importante que as pessoas denunciem casso saibam de alguma irregularidade. "Quem souber de qualquer tipo de violência, seja ela psicológica, financeira, ou sexual pode noticiar o fato ao Ministério Público. Basta procurar diretamente o promotor de Justiça da sua comarca. Caso não consiga se deslocar, a pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do MPMG por meio do telefone 127. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima”, explica Vania.

Notícias relacionadas

MPMG realiza seminário para incentivar a implementação de Centros-dia nos municípios mineiros

Cartilha produzida em parceria entre a Sedese e o MPMG integra Campanha Estadual de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Projeto 60+: Procon-MG promove palestra para idosos sobre prevenção contra golpes, em Itabira

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo