Notícias - SaúdeMPMG e Hemominas assinam protocolo de intenções para o desenvolvimento de campanhas de doação de sangue e medula óssea
Na tarde de hoje, 7 de outubro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMP-Saúde) assinaram com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas) um protocolo de intenções para o desenvolvimento de campanhas de conscientização sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. A assinatura ocorreu na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, e foi transmitida ao vivo pela TVMP, no canal oficial do MPMG no YouTube.
Pelo Hemominas, assinou o protocolo de intenções a diretora técnico-científica da instituição, Maísa Ribeiro. Em seu pronunciamento, ela destacou a importância de o Ministério Público apoiar a causa, incentivando o público interno e externo a doarem sangue e medula óssea. “É com grande satisfação que a gente concretiza esse protocolo de intenções, que vai se traduzir em ações efetivas em prol da vida. Tenho certeza que a parceria vai ser um sucesso, pois sabemos o peso que o Ministério Público tem para engajar as pessoas”, disse.
Já o presidente da AMMP-Saúde, Fabrício Marques Ferragini, disse que a materialização do acordo trazida ao MPMG pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) mostra o quanto é importante uma campanha conjunta para mobilizar os integrantes do MPMG e os associados da AMMP em torno da doação de sangue e medula óssea. Em seguida a promotora de Justiça Vanessa Campolina Rebello Horta, representando o CAO-Saúde, destacou o papel do Hemominas na realização de ações de preservação da vida.
“Embora haja enorme dificuldade de captação de doadores, a fundação possui cobertura abrangente em todo o estado. E o seu trabalho transparece em grandes tragédias, como na pandemia da Covid-19, ou no cuidado de vítimas de traumas e hemorragias agudas relacionadas ao parto, que é a primeira causa de mortalidade materna no estado, ou também em situações menos visíveis em termos de mortalidade e morbidade, como o acompanhamento multidisciplinar a portadores de doenças de sangue. Destaca-se ainda a atuação no registro de candidatos a doador de medula óssea e na coleta de células tronco periféricas”, disse.
Em seguida o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, mencionou a importância da parceria com o Hemominas como forma de zelar pelos direitos fundamentais, por meio do incrementa a ações de saúde. “O Hemominas é um patrimônio de Minas Gerais, com sua expertise técnica reconhecida nacional e internacionalmente. E faz parte do que há de melhor no serviço público do estado. E só quem necessita de sangue e de medula óssea sabe a importância de uma instituição como essa. Por isso, o Ministério Público estará sempre de portas abertas para essas iniciativas”, disse