Notícias - InstitucionalMembros eleitos para integrar o Conselho Superior do MPMG no biênio 2025/2026 tomam posse
Neste ano, com a renovação de um terço dos integrantes do órgão, foram empossados os procuradores de Justiça Edson Ribeiro Baeta, Odélio Bento da Silva Júnior e Francisco Rogério Barbosa Campos
Na manhã de hoje, 12 de dezembro, foram empossados os membros eleitos para integrar o Conselho Superior do Ministério Público no biênio 2025/2026. Neste ano, com a renovação de um terço dos integrantes do órgão, foram empossados os procuradores de Justiça Edson Ribeiro Baeta, Odélio Bento da Silva Júnior e Francisco Rogério Barbosa Campos.
A cerimônia de posse ocorreu perante o Colégio de Procuradores, em sessão solene no Auditório Azul da Procuradoria-Geral de Justiça. Compuseram a mesa solene o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida; o procurador-geral de Justiça nomeado para o biênio 2025/2026, Paulo de Tarso Morais Filho; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; e a diretora financeira da Associação Mineira do Ministério Público, Júnia Barroso Oliveira Balsamão.
Após a assinatura do termo de posse e a leitura do termo de compromisso, a procuradora de Justiça Reyvani Jabour Ribeiro saudou os empossados em nome do Colégio de Procuradores, destacando a importância da atuação colegiada, que, a partir de diferentes perspectivas, contribui para a promoção do bem comum e para o fortalecimento da instituição. Falando em nome dos novos integrantes do Conselho Superior, o procurador de Justiça Edson Baeta também se referiu à relevância das matérias tratadas pelo Conselho Superior e à consequente responsabilidade de seus integrantes.
O procurador-geral de Justiça eleito para o biênio 2025/2026, que será empossado amanhã, Paulo de Tarso Morais Filho exaltou a trajetória dos empossados e falou sobre valores que deverão guiar a sua gestão: diálogo, unidade, modernização, valorização e fortalecimento institucional, uma vez que, segundo ele, a grandeza do Ministério Público está sobretudo nas pessoas que o constroem diariamente.
Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, parabenizou os novos integrantes do Conselho e agradeceu aos que encerram o mandato, ressaltando o aspecto salutar da alternância e da pluralidade de ideias no órgão colegiado. Concluindo seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça desejou “que as páginas do próximo ano sejam repletas de esperança para superar os desafios, saúde para enfrentar as batalhas e confiança nas conquistas almejadas”.
O Conselho Superior é um órgão colegiado do MPMG composto pelo procurador-geral de Justiça, que o preside, pelo corregedor-geral do MPMG e por nove procuradores de Justiça, no exercício de suas funções, eleitos por todos os integrantes da carreira, para mandato de dois anos, havendo renovação, a cada ano, alternadamente, de um terço e dois terços.