Notícias - CriminalGrupo de Enfrentamento a Roubos encerra 2024 com nova queda nas ocorrências em Belo Horizonte
O Grupo de Intervenção Estratégica de Enfrentamento a Roubos no Estado de Minas Gerais (GIE-R) apresentou, na última quinta-feira, 5 de dezembro, dados que atestam a redução no número de roubos em Belo Horizonte. A apresentação aconteceu durante a reunião de encerramento de 2024, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, e contou com representantes da Polícia Civil, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O GIE-R é coordenado pelo Ministério Público de Minas Gerais, por meio dos promotores de Justiça Juliana Pedrosa Silva e Gabriel Pereira de Mendonça.
De acordo com os dados apresentados, o número de roubos na capital mineira vem caindo ininterruptamente desde 2016, quando chegou a 47 mil ocorrências. O índice de 2024 foi quase oito vezes menor que o registrado há nove anos e 21% menor que o do ano passado.
Segundo Mendonça, o trabalho do GIE-R é articulado entre as instituições de segurança e tem foco na identificação de alvos reincidentes na prática de crimes de roubo. "A partir desse trabalho, entra a prevenção pela Polícia Militar, investigação pela Polícia Civil, que identifica inquéritos policiais nas várias delegacias de Belo Horizonte, a atenção prioritária de tramitação do processo judicial pelo MPMG e depois, o monitoramento da prisão cautelar e do cumprimento de pena pela polícia Penal", explica o promotor de Justiça.
Ainda de acordo com o promotor, quando um mesmo infrator surge em ocorrências diversas, de delegacias diferentes, é dada prioridade na investigação e no processo judicial. Esse trabalho tem, então, resultado na redução verificada ano a ano nas estatísticas de roubos na capital.