Notícias - InstitucionalEncerramento da gestão 2021-2024 é marcado por homenagens
Durante evento, discursos destacaram reconhecimento ao trabalho realizado
Foi realizada nesta quarta-feira, 11 de novembro, a solenidade de encerramento da Gestão 2021-2024, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). O evento foi marcado por de homenagens e reconhecimento ao trabalho desenvolvido.
O empresário Fábio Menotti fez o pronunciamento logo na abertura. “Tenho um sentimento, no coração, como se fosse parte de uma família em que um dos filhos vai embora. Um irmão que vai embora para cumprir suas funções e desígnios que Deus o preparou. O conheço há 17 anos e sempre o encontrei com um sorriso no rosto. Tenho certeza que lá, no Rio São Francisco, na cidade onde nasceu ele se banhou com o dom de proteger a natureza. Ele conseguiu humanizar a justiça em Minas Gerais, dando voz a quem não tinha voz”, enfatizou.
Em seguida, o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida, fez uma breve saudação à Soares Júnior. “Trata-se de uma gestão exitosa, visionária e empreendedora. Quero ressaltar a parceria que estabeleceu com a Corregedoria-Geral de Justiça. A parceria entre o Ministério Público e a Corregedoria Nacional do MP é uma das mais frutíferas na história da instituição”, afirma. Após a saudação, uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado, foi entregue.
A 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputada estadual Leninha, que representou o presidente da Casa, Tadeu Leite, também se pronunciou. “Dr. Jarbas, assim como eu, honra os descampados e os confins dos Gerais, reconhece sua importância na consolidação das Minas. Ele abriu as portas da PGJ para as pessoas invisíveis aos olhos do poder público. Devemos muito ao Dr. Jarbas”, agradeceu.
Na sequência, o procurador-geral de Justiça adjunto institucional, Luiz Henrique Acquaro Borsari, afirmou que o momento é de gratidão. “Cumpriu sua honrosa missão em benefício dos promotores, procuradores e do povo mineiro. Aplausos por ter criado órgãos, dentro do MP, que trouxeram concretude nos atos da administração pública e no reconhecimento dos direitos do cidadão”, destacou.
O ex-procurador-geral de Justiça, Carlos André Mariani Bittencourt, também prestou sua homenagem, mencionando não somente a última gestão, mas os 20 anos em que Jarbas Soares participou de alguma forma do desenvolvimento do MP mineiro. “Esse trabalho, que não tem quatro anos, mas sim 20, começou em 2004, na primeira gestão. Durante todo esse tempo, participamos de 16 anos. Podemos nos orgulhar do que foi feito”, parabenizou.
A promotora de Justiça Nádia Estela Ferreira Mateus foi a primeira mulher a estar à frente da Ouvidoria do MPMG e também fez seu pronunciamento. “Jarbas é uma referência para o Ministério Público brasileiro e isso não é novidade para ninguém. Criou órgãos que acabaram como referência para os outros Ministérios Públicos”, afirmou.
Representando os Centros de Apoio Operacionais, o coordenador do Caoma, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destacou que o MPMG é o Ministério Público mais premiado dentre todos os ministérios públicos brasileiros. “Entre 2021 e 2024, tivemos 16 conquistas e delas 8 são do Caoma. Isso mostra a potência da administração de Jarbas Soares”, detalhou.
Inauguração do retrato
Durante a solenidade, aconteceu o descerramento da fotografia de Jarbas Soares Júnior na Galeria dos Procuradores-Gerais de Justiça, com a participação do procurador-geral de Justiça, acompanhado do decano da Instituição, Márcio Heli de Andrade, e de familiares. O evento foi transmitido ao vivo e acompanhado pelo público presente.
No encerramento, Jarbas Soares Júnior, agradeceu a todos os presentes e ressaltou os desafios e conquistas de sua gestão. “Quero dar um abraço em cada um de vocês, por tudo que fizeram pela instituição, pela sociedade de Minas Gerais, pelos mais pobres, fragilizados e humildes, aquela população que depende mais da promotora e do promotor de Justiça. Não existe Ministério Público sem servidores, sem os seus membros. Temos profissionais de alto nível que transformam areia em ouro”, concluiu.
Após o pronunciamento, os convidados foram encaminhados para um coquetel e receberam exemplares do livro “De Zé Paulo a Pertence – A História do Mineiro Amante da Democracia”, lançado recentemente em homenagem ao ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Sepúlveda Pertence.
Veja o vídeo da solenidade:
Confira as fotos:
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br