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No mês da conscientização e da prevenção da violência contra a pessoa idosa, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) está capacitando a equipe da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté para fornecer um atendimento mais humanizado e acolhedor aos idosos que comparecerem ao local. 
 
Com esse objetivo, a equipe da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté elaborou o Protocolo de Atendimento à Pessoa Idosa. O documento foi pensado e criado no contexto do projeto Aprender, Entender para Acolher, que contou com palestras da terapeuta ocupacional Marina Matta, direcionadas para o atendimento à pessoa idosa.  
 
A iniciativa do protocolo foi inspirada na Resolução 520/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Ato Normativo 005234-84.2023, ocasião em que foi lançado o Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa. 
 
Segundo a promotora de Justiça Luciana Perpétua Corrêa, para colocar o protocolo em prática e valorizar os idosos no momento do atendimento, foram necessárias modificações físicas no ambiente de trabalho da promotoria e também nas atitudes dos servidores.  
 
“A intenção era que a equipe pudesse desenvolver um novo olhar. O Ministério Público de Minas Gerais é pioneiro nessa iniciativa, demonstrando estar de "Portas Abertas" ao cidadão e contundente na luta contra ‘todas as formas de discriminação’", afirma.  
 
Além do Protocolo de Atendimento à Pessoa Idosa, a equipe da 2ª Promotoria de Justiça de Caeté também produziu, por intermédio do projeto Aprender, Entender para Acolher, protocolos para atender às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e às pessoas com deficiência. 
 
Confira aqui o Protocolo de Atendimento à Pessoa Idosa 
 
Confira aqui o Protocolo de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista 
 
Confira aqui o Protocolo de Atendimento à Pessoa com Deficiência

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