Notícias - Meio AmbienteEm acordo firmado com MPMG e Estado, Extrativa Mineral compromete-se a adquirir 50 mil microchips de identificação animal
Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 28 de outubro, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerias (MPMG), por meio da 1ª Promotoria de Justiça da comarca de Nova Lima, a Mineradora Extrativa Mineral e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) assinaram Aditivo ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro do ano passado para a adequação do empreendimento à legislação ambiental.
O Aditivo prevê a aquisição e doação pela mineradora à Semad de 50 mil microchips de identificação animal e 10 leitores de identificação de microchip. Os equipamentos serão disponibilizados a Nova Lima - município afetado diretamente pelo empreendimento - e também ao Programa Estadual de Microchipagem de Cães e Gatos “Conheça seu Amigo”, visando a utilização nas ações de manejo ético humanitário de animais domésticos. A obrigação deverá ser cumprida até julho de 2022.
A promotora de Justiça de Nova Lima, Cláudia Ignez, destacou a importância da complementação feita ao TAC, que possibilitará a proteção e o controle de fauna em vários municípios do estado. “A medida viabilizará o acompanhamento de animais em condições de extinção ou que precisem de tratamento diferenciado”, informou. Para a promotora, a obrigação adicionada ao acordo tem caráter inovador, por conciliar desenvolvimento e proteção ambiental. “Estamos realizando, em Minas Gerais, o que todo estado busca fazer: uma medida de meio termo, entre o desenvolvimento sustentável e a preservação das matrizes ambientais e culturais”, pontuou.
A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Marília Carvalho de Melo, informou que, inicialmente, o acordo contemplaria apenas o município diretamente atingido pelo empreendimento. Porém, quando os estudos para a implantação da microchipagem foram iniciados, apurou-se que o município de Nova Lima precisaria de 2 mil microchips. “Dada a oportunidade que a gente tinha com esse TAC já assinado, aproveitamos para implementar o programa estadual “Conheça o seu amigo” através dessa parceria. Publicaremos em breve um edital público para selecionar 50 municípios mineiros para participar da iniciativa”, adiantou.
De acordo com a secretária, a implantação do programa é uma medida de grande relevância, que permitirá a identificação, a proteção e o controle populacional de cães e gatos, especialmente àqueles pertencentes à população de baixa renda.
O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, mencionou as grandes responsabilidades assumidas pelo Ministério Público na área ambiental com a Constituição Federal de 1988 e ressaltou a necessidade de se buscar sempre soluções para os impasses que chegam à instituição. “Devemos usar os instrumentos jurídicos que temos para preservar o meio ambiente. Lançar mão das ações, quando necessário, e buscar soluções sempre”.
A empresa foi representada pelo advogado Alceu Marques. Também participaram da solenidade a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; o promotor de Justiça Fábio Santana Lopes; o subsecretário de Fiscalização Ambiental, Fernando Antônio Gomes; o advogado da União Adilson Alves Moreira Júnior; e o deputado estadual Noraldino Júnior.
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Centro de Jornalismo
Twitter: @MPMG_Oficial
Facebook: www.facebook.com/MPMG.oficial
Instagram: www.instagram.com/MPMG.oficial
Youtube: www.youtube.com/c/MPMGOficial
Linkedin: br.linkedin.com/company/minist-rio-p-blico-do-estado-de-minas-gerais
Flickr: www.flickr.com/photos/mpmg_oficial/
E-mail: jornalismo@mpmg.mp.br
Telefones: (31) 3330-8016/8166
28/10/2021