Início do conteúdo

Teve início nesta segunda-feira, 15 de janeiro, na sede do Centro de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica (Compor) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em Belo Horizonte, o Curso de alinhamento dos novos tutores do “Programa Nós”, voltado à prevenção e à solução extrajudicial de conflitos no ambiente escolar.  Conduzido pelo Centro de Autocomposição, o curso terá carga horária de 40 horas.  

NOTICIA02_compor_nos_ws_tutoresEric_Bezerra_IMG_1826.jpg

O “Programa Nós - Justiça Restaurativa nas escolas” é uma iniciativa interinstitucional que se destina a levar às escolas que a ele aderem a Justiça Restaurativa e os Círculos de Construção de Paz. Tais práticas restaurativas podem ser usadas para diversas finalidades nas comunidades escolares, como na solução de conflitos, e contam com a participação de todos os envolvidos. 

Iniciado em fevereiro de 2018, o Nós está em sua segunda edição e tem como atuais parceiros, além do MPMG, por meio do Compor e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, a Defensoria Pública de Minas Gerais, o Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 

NOTICIA01_compor_nos_ws_tutoresEric_Bezerra_IMG_1835.jpg

Desde seu início, o Nós já formou cerca de 1500 facilitadores de Círculos de Construção de Paz. A equipe de tutores do programa ganhou o reforço de novas e novos integrantes, que estão em processo de aprovação.  

Escolas públicas municipais de Belo Horizonte e estaduais de qualquer localidade de Minas Gerais podem aderir à iniciativa, que é um dos mais extensos programas de Justiça Restaurativa escolar do Brasil. 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo