Início do conteúdo

Na quinta-feira, 27 de abril, foi realizada audiência pública para divulgação dos resultados de Termo de Cooperação Técnica entre entes públicos, firmado pelos municípios de Malacacheta, Setubinha, Franciscópolis e Angelândia. O termo de cooperação foi promovido pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Nordeste (CRDS Nordeste) e da Promotoria de Justiça de Malacacheta.

Malacacheta - audiencia - ortopedia 1.jpeg

A união dos municípios possibilitou a implantação de uma clínica ortopédica resolutiva no Hospital Doutor Carlos Marx, em Malacacheta, onde foram realizados mais de mil procedimentos cirúrgicos ortopédicos de urgência e eletivos, entre junho de 2020 e março de 2023.

A audiência, na Câmara Municipal de Malacacheta, reuniu autoridades e população dos municípios envolvidos. Estiveram presentes os promotores de Justiça Lucas Dias Pereira Nunes, da CRDS Nordeste, e Tuíra Pain Paganella, da Promotoria de Malacacheta.

Malacacheta - audiencia - ortopedia 2.jpeg

Segundo os promotores de Justiça, com a celebração do termo de cooperação, inúmeras vantagens foram verificadas, como, por exemplo, tratamento mais humanitário ao paciente, que não precisa mais se deslocar até outras cidades para realizar o procedimento cirúrgico; maior agilidade na realização das cirurgias, reduzindo o tempo de espera em até um mês; maior organização da Macrorregião Sanitária Nordeste, com a abertura de vagas para a realização de cirurgias em Teófilo Otoni; otimização dos gastos dos municípios, que, ao invés de gastar dinheiro com combustível, manutenção de ambulância e diárias de profissionais, estão investindo em material cirúrgico, medicamentos e contratação de profissionais, como médicos e enfermeiros.

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo