Início do conteúdo

Nesta quinta-feira, 12 de dezembro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) reuniu-se com representantes da Secretaria de Estado de Educação/Superintendência Regional de Ensino (SEE/SRE) para tratar da disponibilização de transporte escolar na rede estadual de ensino de Juiz de Fora.

Em junho de 2023, a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Juiz de Fora, em atuação conjunta com a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes da Zona da Mata (Credca-ZM), propôs Ação Civil Pública para que o Estado fornecesse transporte escolar gratuito e ininterrupto aos alunos da rede estadual de ensino residentes no município que estejam matriculados em escolas distantes de sua residência e forneça aos alunos com deficiência o transporte adaptado.  

A Justiça de primeira instância julgou o pedido procedente e um acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais confirmou a decisão, que transitou em julgado no dia 30 de julho deste ano.

Em ofício, remetido à Promotoria de Justiça de Defesa da Educação de Juiz de Fora nesta quinta-feira, a SEE/SRE informou que, em cumprimento à decisão judicial, mobilizou e orientou servidores para recebimento e análise das solicitações de concessão do transporte escolar. A partir do endereço fornecido pelo solicitante, será verificada primeiro a possibilidade de vaga em escola mais próxima. Se ainda assim a distância for superior ao critério estabelecido pelo município, será providenciado o transporte. Já as solicitações de transporte adaptado para os estudantes com deficiência serão automaticamente encaminhadas ao setor responsável.

 

13/08/24 - A pedido do MPMG, Justiça determina ao Estado que forneça transporte escolar a alunos da rede estadual de Juiz de Fora matriculados em escolas distantes de suas casas

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

Final do conteúdo