Notícias - InstitucionalApós 43 anos dedicados ao MPMG, decano Darcy de Souza Filho é homenageado em sua aposentadoria
Na presença de familiares, amigos, integrantes da instituição, o procurador de Justiça despediu-se hoje em homenagem realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte
Na presença de familiares, amigos, colegas integrantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o decano da casa, procurador de Justiça Darcy de Souza Filho, despediu-se hoje em solenidade realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. O evento também foi transmitido ao vivo pela TVMP.
Natural de Cataguases, Darcy ingressou no MPMG em novembro de 1979. Foi promotor de Justiça nas comarcas de Rio Piracicaba, Januária, Coronel Fabriciano e Belo Horizonte. Na capital, atuou em Promotorias de Justiça Criminais e junto à 4ª Vara da Fazenda Pública. Em 1989, foi promovido, por merecimento, ao cargo de procurador de Justiça. Integrou o Conselho Superior da instituição nos anos de 1992 e 1994, e é membro da Câmara de Procuradores desde 1999. Tomou posse como procurador-geral de Justiça em 2018 e em 2022, por ser o decano da instituição nas ocasiões.
Em sua despedida, o procurador de Justiça fez questão de agradecer aos familiares, em especial aos pais, esposa, filhas e netos, além dos colegas integrantes do MPMG. “Assisti ao crescimento da instituição, com o trabalho dos homens e mulheres que integraram a casa. Me orgulho de ter colocado um tijolinho nessa construção. Hoje, vendo a importância e o tamanho do MPMG no cenário nacional, não tenho dúvidas, com certeza também combati o bom combate”, afirmou.
Em nome da Cãmara dos Procuradores, Márcio Heli de Andrade, que passa a ser o novo decano do MPMG, agradeceu ao procurador de Justiça pelos anos de serviços prestados à casa. “Profissional eficiente, dedicado, competente e com muita cultura. Intransigente em suas posições, em especial, em face da violência e do autoritarismo. Certamente, soube vencer os desafios com inteligência e com capacidade de discernimento, com equilibro em decisões. Por isso, o seu sucesso, na vida e no cargo”, ressaltou.
O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, relembrou os momentos em que o homenageado ocupou a chefia da instituição, inclusive em momentos, segundo ele, conturbados no país face às eleições e à polarização. “Manteve-se fiel aos seus princípios, exercendo a função com segurança, dignidade e eficiência”. Jarbas ressaltou que Darcy teve uma carreira exemplar. “Sempre exerceu sua profissão com o mesmo entusiasmo, respeito e dedicação. Procurou agregar e acolher a todos com simplicidade e empatia. Atuou com coração, atendendo aos mais necessitados”, concluiu.
A solenidade também teve a participação do corregedor-geral, Marco Antônio Lopes de Almeida, da presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), que deixaram suas mensagens de agradecimento ao procurador de Justiça, além das presenças de outros integrantes do MPMG, ex-procuradores-gerais, representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entre outros convidados.