- Convenção 169 da OIT
- Decreto nº 6040 - Politica nacional de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais
- Legislação Mineira - Lei 21147 de 14/01/2014 - Institui a Política Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais.
- Decreto n° 4887 - Identificação de Terras Ocupadas por Comunidades Tradicionais
- Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais
- Convenção Sobre Diversidade Biológica – CDB
- Lei n°10678 - Secretaria Especial de Politicas de Promoção da Igualdade Racial
- Lei n°12288 - Estatuto da Igualdade Racial Legislação Mineira - Lei 21147, de 14/01/2014
Povos e Comunidades Tradicionais
Os povos e comunidades tradicionais são grupos culturalmente diferenciados, que possuem condições sociais, culturais e econômicas próprias, mantendo relações específicas com o território e com o meio ambiente no qual estão inseridos. Respeitam também o princípio da sustentabilidade, buscando a sobrevivência das gerações presentes sob os aspectos físicos, culturais e econômicos, bem como assegurando as mesmas possibilidades para as próximas gerações.
São povos que ocupam ou reivindicam seus territórios tradicionalmente ocupados, seja essa ocupação permanente ou temporária. Os membros de um povo ou comunidade tradicional têm modos de ser, fazer e viver distintos dos da sociedade em geral, o que faz com que esses grupos se autorreconheçam como portadores de identidades e direitos próprios.
- Nota Técnica 001/2024, CAO-CIMOS/MPMG: Estabelece os fundamentos jurídicos para a atuação do Ministério Público do Estado de Minas Gerais na defesa dos direitos coletivos, sociais e individuais indisponíveis dos povos e comunidades tradicionais existentes no território de Minas Gerais, inclusive defesa dos direitos dos indígenas
- Conselho Nacional do Ministério Público Resolução nº 230 de 8 de junho de 2021 Povos e Comunidades Tradicionais Disciplina a atuação do Ministério Público brasileiro junto aos povos e comunidades tradicionais.
- Decisão STF ADPF 742 Medidas de combate à COVID-19 nas comunidades quilombolas.pdf: decisão do STF de 29 de junho de 2021 reconheceu o direito à implementação de medidas específicas para combate à COVID nas comunidades quilombolas e afastou a exigência de residência em território quilombola para a vacinação.
- Guia de Cadastramento de Famílias Quilombolas
- Manual de Atuação [MPF] - Territórios de Povos e Comunidades Tradicionais e as Unidades de Conservação de Proteção Integral
- Manual de Atuação Vol.2 [MPF] - Reconhecimento de Direitos Territoriais de Comunidades Quilombolas
-
Cartilha Projeto Quilombo Vivo - O direito à consulta prévia, informada e de boa-fé
-
Cartilha: Direitos Fundamentais dos Povos e Comunidades Tradicionais