PublicaçõesCartilha - Vazamento massivo de dados
No dia 19 de janeiro de 2021, foi constatado um vazamento massivo de dados pessoais de cerca de 223 milhões de brasileiros, inclusive de pessoas já falecidas. Esses dados estariam sendo expostos à venda em fóruns da deep web e parcialmente expostos em sites variados de amplo acesso.
O ocorrido abre possibilidades para as mais diversas ilicitudes, entre elas a realização de cadastros falsos para abertura de contas em bancos e aquisição de cartões de créditos, obtenção de benefícios sociais (auxílios, FGTS, etc.), compra e venda de bens das vítimas, bem como o uso de falsa identidade para a aplicação de golpes por telefone ou WhatsApp em familiares e conhecidos de quem teve os dados vazados e o planejamento de sequestros e extorsões.
Nesse contexto, a Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (COECIBER) e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do Ministério Público do Estado de Minas Gerais elaboraram um guia com recomendações de medidas paliativas para minimizar o risco de prejuízos e danos.