Notícias - InstitucionalVolume 2 do livro “Membros Ilustres do Ministério Público" é lançado em Belo Horizonte
Foi lançada nesta terça-feira, 8 de abril, a 2ª edição do livro “Membros Ilustres do Ministério Público de Minas Gerais”, obra que reúne a biografia de 13 personalidades que influenciaram a vida pública brasileira entre o século XIX e final do século XX. Além de retratar a trajetória desses membros, o livro traz uma visão ampla da instituição ao longo de várias fases, desde o Brasil Imperial, passando pela consolidação da República até os dias mais recentes.
No volume 2, foram retratados: Afrânio de Melo Franco, Anibal Monteiro Machado, Antônio Augusto de Lima, Antônio Cândido da Cruz Machado, Carlos Coimbra da Luz, Delfim Moreira da Costa Ribeiro, Francisco Mendes Pimentel, Geraldo Freire da Silva, Jason Soares Albergaria, José Cândido de Albuquerque Mello Mattos, Luiz Vicente Ribeiro Calicchio, Maria Angélica Lacerda Amarante e Washington Rodrigues Pereira.
Além de familiares dos homenageados, participaram da cerimônia o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; membros do Conselho Curador do Memorial do MPMG, promotor de Justiça Carlos Alberto da Silveira Isoldi Filho (Corregedoria) e procuradora de Justiça Cássia Virgínia Serra Teixeira Gontijo (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional), e a 1ª vice-presidente da Associação Mineira do Ministério Público, promotora de Justiça Luz Maria Romanelli de Castro.
Neto de Jason Albergaria, que ingressou no MPMG em meados dos anos 1930, o procurador de Justiça José Ronald Vasconcelos Albergaria disse que a obra é uma iniciativa espetacular do Ministério Público. "Porquanto fica o marco, a lembrança de todos aqueles que de alguma maneira contribuíram com experiência e dedicação em prol da nossa instituição. São tijolos que vão sendo sobrepostos uns sobre os outros na construção desse edifício que, no final das contas, é uma grande família e que tem o objetivo de atender a sociedade, sobretudo as pessoas mais fragilizadas”.
Processo de produção da obra
A servidora Sônia Rodrigues de Carvalho Estevão, lotada na Diretoria de Gestão Documental e que participa projetos, revela que a produção do volume 2 durou cerca de um ano e meio. Ele ressalta que o trabalho foi feito com base em um projeto, desenvolvido em etapas. “A primeira foi a definição dos nomes. Fizemos uma prospecção, uma pesquisa histórica, conversamos com pessoas da instituição, que indicaram nomes, e chegamos então nessa lista. O passo seguinte foi a realização de uma ampla pesquisa histórica e levantamento junto a outras instituições de Minas Gerais. Fomos ao Arquivo Público Mineiro e ao Tribunal de Justiça. Fizemos um levantamento sobre a atuação desses membros, consultamos peças processuais, conversamos com familiares e também realizamos pesquisas em arquivos do interior. Com essa documentação, cada equipe ficou responsável fazer o texto”.
Sônia ficou responsável pelas biografias de Washington Rodrigues Pereira e Maria Angélica Lacerda Amarante, que foi a primeira mulher nomeada, por meio de concurso público, a ingressar no MPMG. A lista de aprovados do VII Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público de Minas Gerais tinha mais 30 nomeados, todos homens. Antes de Maria Angélia, em 1935, Iracema Tavares Dias Nardi havia ingressado na instituição por meio de indicação política, comum à época.
No 1º volume, lançado em 2013, foram homenageados: Affonso Arinos de Melo Franco, Alphonsus de Guimaraens, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Chrispim Jacques Bias Fortes, Conselheiro Lafayette, Fernando de Mello Vianna, Iracema Tavares Dias Nardi, José Lins do Rego Cavalcanti, Levindo Ozanam Coelho, Nelson Hungria Hoffbauer, Raul Soares de Moura, Tancredo de Almeida Neves e Wenceslau Brás Pereira Gomes.
Para saber mais sobre a história do Ministério Público de Minas Gerais acesse o Memorial do MPMG aqui.
Ouça a reportagem da Rádio MP
Galeria de Imagens
Ministério Público de Minas Gerais
Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br