Início do conteúdo

ReciclaBelô! Reciclagem Popular no Carnaval de Rua de BH, proposta contemplada via Plataforma Semente, reduziu o lixo da cidade, gerou renda e ainda ofereceu visibilidade a catadores em situação vulnerável

 


O carnaval de Belo Horizonte em 2024 foi um sucesso não apenas de público, mas também no que diz respeito à coleta de material reciclável durante a folia. Foram 30 toneladas de materiais recicláveis coletados em três centros de referência na capital: no Centro, na Savassi e no bairro Santa Tereza. De 10 a 13 de fevereiro, o projeto ReciclaBelô! envolveu mais de 240 catadores, que receberam kits com equipamentos de proteção individual (EPI) e tiveram à disposição água, alimentação, áreas de descanso e acesso exclusivo a banheiros nesses pontos de apoio.

reciclabelo balanco noticia.jpg

Iniciativa de associações de catadores (Coopersoli Barreiro, Coopesol Leste, Asmare e Cataunidos), o projeto de reciclagem foi contemplado pelos promotores de Justiça com atuação na área ambiental, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Plataforma Semente, recebendo recursos na ordem de R$ 592 mil, provenientes de medidas compensatórias ambientais.

"O projeto se mostrou um sucesso graças à articulação entre o setor público, as associações de catadores e entidades do terceiro setor. Projetos como este unem os benefícios para a população vulnerável e o meio ambiente", afirma o coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), Carlos Eduardo Ferreira Pinto.

Além do material de trabalho, os catadores receberam, a cada 30 kg de material coletado, uma remuneração diária de R$ 150, somada à própria venda dos recicláveis nos dias de festa. Um reforço considerável para quem vive da renda informal, sem vínculo empregatício ou mesmo com cooperativas. “Muitas vezes esses catadores não têm local de trabalho nem moradia, estão na rua e assim se tornam invisíveis. Então o projeto veio trazer uma visibilidade para eles, que na realidade fazem um trabalho essencial nas ruas”, pontua a presidente da Cooperativa Coopesol Leste de BH, Vilma da Silva.

reciclabelo balanco noticia2.jpg

As três centrais fixas de reciclagem, entre as regiões Leste e Centro-Sul, receberam as quase 30 toneladas de materiais com uma estrutura que contou com mesa de triagem, estocagem temporária dos recicláveis, balança para a pesagem dos coletados e espaço de atendimento, com o fornecimento de energia elétrica.

Após separado, o material recolhido pelos catadores deverá ser transformado pela indústria da reciclagem.“Tentamos trazer para eles uma melhor orientação de como trabalhar durante o bloco, na abordagem aos foliões, para também fazerem parte desse processo”, afirma a assessora técnica do ReciclaBelô!, Juliana Gonçalves.

Fotos: Maurício Costa - Eu na foto

Notícia relacionada
MPMG apoia catadores de materiais recicláveis durante Carnaval 2024 em BH

 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo