Início do conteúdo

 

Foco nos conflitos recentes na Terra Indígena Xakriabá. Esse foi o tema principal de duas reuniões realizadas em São João das Missões, na Região Norte do estado. Promovidas pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), as reuniões foram organizadas pela Coordenadoria de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Social (Cimos), do Norte de Minas e Vale do São Francisco, e pela Promotoria de Justiça de Manga. O objetivo foi ouvir e compreender a forma de organização interna da comunidade, além de discutir os conflitos e desafios enfrentados pelos Xakriabás.

A promotora de Justiça coordenadora da Cimos Norte, Tatiane Aparecida de Almeida Carvalho, e o promotor de Justiça Lucas Eduardo de Lara Ataíde, da comarca de Manga, participaram das reuniões.

Reuniao Manga noticia.jpg

No dia 13, com a presença do procurador da república, Helder Magno da Silva, do Ministério Público Federal, foi realizada uma reunião com as principais lideranças do território, com o intuito de ouvir e compreender a forma de organização interna da comunidade, além de discutir os conflitos e desafios enfrentados pelos Xakriabás.

Já no dia 14, a Câmara Municipal de São João das Missões sediou uma reunião que contou com a presença do prefeito municipal, Jair Cavalcante Barbosa, representantes da Polícia Militar, da Câmara Municipal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

O encontro teve como objetivo debater, dentro das competências de cada instituição, estratégias de apoio às questões vivenciadas pelos Xakriabás, visando garantir a proteção de seus direitos fundamentais.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br


 

 

Final do conteúdo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.