Início do conteúdo

 

promotores-visitam-presidios.jpeg

Como parte do curso de formação promovido pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e em parceria com Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais, de Execução Penal, do Tribunal do Júri e da Auditoria Militar (Caocrim), os novos promotores de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) visitaram a Penitenciária Feminina Estevão Pinto, em Belo Horizonte. A visita teve como objetivo proporcionar uma visão abrangente de uma unidade prisional e da atividade fiscalizatória do MPMG no sistema prisional.

Durante a visita, os promotores de Justiça verificaram in loco as condições da penitenciária, avaliando a infraestrutura e os serviços prestados às presas. Além disso, tiveram a oportunidade de conhecer os projetos de ressocialização desenvolvidos na unidade, como o Projeto Liberdade em Ciclos, referência no país na produção de absorventes íntimos e fraldas; a fabricação própria de biscoitos e, por fim, a cozinha-escola, onde todas as refeições para servidores e custodiadas são preparadas, visando proporcionar capacitação e reintegração social às presas.

Visita presidios.jpeg

Durante a visita, os promotores de Justiça assistiram a uma palestra ministrada pelo Diretor-Geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró. A palestra abordou a estrutura orgânica do Depen-MG, destacando os desafios e as estratégias adotadas para a gestão das unidades prisionais no estado.

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

Final do conteúdo