Notícias - ConsumidorProcon-MG participa da 13ª edição do Global Money Week 2025 e promove ações educativas sobre consumo consciente
O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promove, nos dias 19 e 20 de março, a ação educacional do projeto “Dia de Pensar na Sociedade de Consumo”, como parte da 13ª edição do “Global Money Week” (GMW) 2025.
A GMW é uma campanha anual de conscientização sobre a importância de garantir que os jovens estejam financeiramente conscientes e adquiram, gradualmente, conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos necessários para tomar decisões financeiras sólidas e, em última análise, alcançar o bem-estar e a resiliência financeira. O evento é organizado mundialmente pela Rede Internacional em Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE/INFE) e, no Brasil, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A primeira ação do Procon-MG dentro da programação do “Global Money Week” aconteceu nessa quarta-feira, dia 19 de março, na Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte. Mais de 130 pessoas, entre estudantes e educadores, participaram do projeto “Dia de Pensar”. A iniciativa promove um bate-papo interativo no qual são discutidos temas como sociedade de consumo, diferença entre consumo e consumismo, consequências do consumismo (endividamento, degradação ambiental e impactos nas relações sociais), influência da publicidade e dos influenciadores digitais, saúde financeira e caminhos para reivindicar direitos.
"Acredito que a educação financeira dentro da escola, por meio do Procon-MG, fará com que o adolescente pense antes de gastar. Além disso, ele pode levar para casa, aos pais, a informação que vem adquirindo
A estudante Maysa Fonseca, de 16 anos, conta que achou muito importantes as dicas sobre como consumir: “Os famosos ficam fazendo muita propaganda, e não é o que parece. Muitos parentes meus caem nisso, e isso me ajudou a falar com eles abertamente sobre como evitar essas situações”.
Emilly Rodrigues, de 15 anos, também pretende compartilhar o que aprendeu: “A palestra foi incrível! Vou levar muito disso para a minha vida. Vou falar com meus pais e meus avós para que tomem mais cuidado, porque há muitos golpes por aí. Também vou refletir sobre o consumismo. A gente compra muito, consome muita coisa, é muito influenciado e, na verdade, não precisa disso”, conclui a estudante.
Nessa quinta-feira, dia 20 de março, a ação educativa foi realizada na sede do Procon-MG, em Belo Horizonte, para 13 jovens aprendizes. “Esta ação teve como objetivo levar os jovens a refletir sobre seus hábitos de consumo e o impacto dessas escolhas na sua saúde financeira, na de seus familiares e no meio ambiente. Como estão ingressando no mercado de trabalho, é essencial que saiam daqui fortalecidos para gerir seus recursos com responsabilidade”, afirma a servidora responsável pela ação educativa, Cláudia Raposeiras.
Quer conhecer mais sobre esse projeto? Entre em contato com a Escola Estadual de Defesa do Consumidor pelo e-mail eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones (31) 3768-1633 / 3768-1695 / 3768-1697.