Início do conteúdo

 

O podcast Direito e Saúde Pública do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recebeu esta semana a visita do psiquiatra, professor e escritor Augusto Cury, autor de vários livros, como Inteligência Multifocal, Dez Leis para Ser Feliz, Autocontrole - vença os fantasmas da emoção e Gestão da Emoção. Com mais de 35 milhões de livros vendidos e obras traduzidas para mais de 70 países, Augusto Cury é considerado por algumas editoras como o psiquiatra mais lido do mundo. 

Design sem nome _21_ 1.png   

Durante 1 hora e meia de podcast, que estará no Spotify a partir do dia 22 de julho, o coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), Luciano Moreira, e a jornalista Christiane Antunã conversaram com Augusto Cury sobre sentimentos, era da ansiedade, gestão das emoções e dos pensamentos e atuação institucional na promoção da saúde mental.   

Design sem nome _22_.png

Entre os pontos tratados pelo convidado, destacam-se os temas intoxicação digital, dependência grave do celular, baixa tolerância à frustração, esgotamento mental, emoções tensas, hipersensibilidade, exaltação das qualidades, contemplação do belo, gerenciamento dos pensamentos, mentes superagitadas, desaceleração mental, entre outros. 

Segundo Augusto Cury, temos de entender que nossa saúde mental é inegociável. “Não podemos comprar ofensas, pois minha paz vale ouro”. Mas para isso, é preciso treinar as emoções, algo que, segundo ele, não é fácil, mas possível. Ele também disse que não podemos ser escravos dos nossos pensamentos. “Às vezes o ‘meu eu’ precisa se reunir com meus fantasmas, fazer uma mesa redonda com meus medos” e colocar em dúvida os pensamentos negativos.   

Em outra parte do podcast, Cury abordou o tema autoextermínio. Segundo ele, ninguém quer se matar, as pessoas querem, na verdade, aliviar a dor que os aflige. “Precisamos confrontar os pensamentos suicidas e impugnar as ideias perturbadoras”, afirmou.  

“Tenho que ser o gestor das minhas emoções, mas para isso preciso treinar meus pensamentos”, afirmou. Para ele, temos de estar sempre atentos aos pensamentos perturbadores e fazer uma higiene mental como forma de proteger nossa saúde psíquica.   

Em relação aos erros humanos, Augusto Cury disse que, primeiro, é preciso exaltar as qualidades antes de apontar as falhas. “Temos de promover uma celebração dos acertos em vez de apenas agirmos como apontares dos erros”.  

Podcast Direito e Saúde Pública  

Direito e Saúde Pública é uma produção do MPMG que traz informações fundamentais para operadores do direito, profissionais da saúde e cidadãos. 

Apresentado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) e pela jornalista Christiane Antunã, o podcast recebe a cada 15 dias um novo convidado para um bate papo descontraído nos estúdios da Rádio MP. 

Entre em contato, escreva para radiomp@mpmg.mp.br. 

assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo