Início do conteúdo

 

Na madrugada de hoje, 19 de março, foi preso mais um alvo da operação Shenzi, deflagrada em fevereiro deste ano para desmantelar, na Zona da Mata, uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho, do Rio de Janeiro. A prisão do integrante da facção, foragido da Justiça do Rio de Janeiro, foi feita Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), na MGC-265, altura do Km 109, no município de Rio Pomba.  

Deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata, unidade Visconde do Rio Branco, e pela PMMG, a operação Shenzi já cumpriu 46 mandados de busca e apreensão e 45 prisões temporárias nos municípios de Ubá, Visconde do Rio Branco, Rio Pomba e Juiz de Fora. Além disso, dezenas de investigados já foram denunciados à Justiça. Todos os alvos presos nas fases da operação permanecem detidos. 

Relembre o caso 

Em 25 de fevereiro deste ano, o Gaeco e a PMMG deflagraram a Operação Shenzi, com o objetivo de apurar e reprimir o tráfico de drogas e a prática de crimes violentos, incluindo homicídios, perpetrados por membros de uma organização criminosa vinculada à facção Comando Vermelho, do Estado do Rio de Janeiro. 

O objetivo da operação foi cumprir 100 mandados judiciais, sendo 46 mandados de busca e apreensão e 45 prisões temporárias, nos municípios de Ubá, Visconde do Rio Branco e Juiz de Fora. Além das prisões, foi determinada pela Justiça a apreensão de todos os veículos e valores em dinheiro pertencentes ou utilizados para fins criminosos. 

A operação faz parte de um esforço conjunto do Gaeco e da PMMG para reprimir o avanço da criminalidade violenta na região da Zona da Mata e garantir a segurança da população. 

No decorrer da operação, foram: 

30 prisões em flagrante,  

45 prisões temporárias,  

46 mandados de busca e apreensão,  

17 armas apreendidas (7 revólveres, 7 pistolas e 3 submetralhadoras),  

208 munições apreendidas,  

1 granada aprendida 

R$ 24.230,50 apreendidos 

8 veículos aprendidos 

584 pinos de cocaína, 116 pedras de crack, 41 porções de maconha e 4 tabletes da mesma substância apreendidos, além de rádios comunicadores, balanças de precisão, coldres, coletes balísticos, bandoleiras e simulacros de arma de fogo. 

Matéria relacionada 

Operação Shenzi: MPMG e PMMG cumprem mais de 90 mandados de prisão e busca e apreensão em cidades da Zona da Mata

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

Final do conteúdo