Notícias - InstitucionalNovos servidores do MPMG fazem curso de formação e destacam importância de fazer a diferença para o cidadão
Vinte e seis oficiais e um analista do MPMG participam do curso de formação que terá atividades presenciais e virtuais até a próxima quarta-feira, 6 de março
“Eu sabia um pouco sobre a atuação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), mas quando fazemos parte da instituição é que realmente sentimos que é possível fazer a diferença. Eu não tinha noção sobre as necessidades das pessoas, sobretudo aquelas mais necessitadas. Agora, percebemos as carências da população e vemos que o Ministério Público é dito como o braço direito do cidadão, é a instituição que pode levar até elas os benefícios que o que o Estado realmente promete e que é direito deles. Me sinto muito grata por fazer parte do MPMG, pois percebo que posso ajudar mais do que eu achava possível”.
Esse é o sentimento da servidora Patrícia Pires Macedo, paracatuense de 40 anos, que foi aprovada no último concurso para servidor do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Ela ocupará o cargo de oficiala na comarca de Vazante, na Região Noroeste do estado. Patrícia e outros 26 servidores (25 oficias e um analista) participam, até o dia 6 de março, do curso de formação realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), por meio da Diretoria de Formação, Aperfeiçoamento e Pós-Graduação.
De acordo com Patrícia, o concurso é bem puxado. “A preparação não foi fácil. Exigiu muita dedicação e privações, mas valeu. A recepção tem sido excelente, tanto na comarca onde eu ingressei, como aqui em Belo Horizonte. Assim, nos sentimos realmente abraçados pelo pela instituição. O acolhimento, a disponibilidade e o suporte estão sendo incríveis. É uma coisa até que eu não esperava, porque eu não vejo servidores de outros órgãos falando dessa acolhida. Então, é muito agradável e uma honra poder fazer parte do MPMG”, ressalta.
O servidor Ian Denis Oliveira Pires, nascido em Janaúba, no Norte Minas, é um dos oficiais nomeados para Belo Horizonte. Ele, que tem 29 anos e tem transtorno do espectro autista, conquistou uma das vagas destinadas aos candidatos com deficiência (vaga PcD).
Ian deixou no Norte os pais e a irmã para morar em Belo Horizonte. “Tudo teve início quando resolvi cursar Direito. Fiz estágio no Tribunal de Justiça, mas resolvi prestar concurso para o Ministério Público. Não foi fácil, tive que me dedicar muito. Porém, tenho certeza que foi a melhor decisão, pois quero exercer minhas funções e fazer a diferença para as pessoas”, destaca.
O servidor disse ainda que, “ficou surpreso com a receptividade, carinho e zelo por parte das pessoas que trabalham no MPMG”.
O 1º dia do curso foi presencial, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte. Nos dias 4, 5 e 6 de março os servidores participarão de maneira virtual. Já no dia 6 eles deverão inciar as atividades nas respectivas comarcas para as quais foram nomeados. O analista, que será lotado na Assessoria de Comunicação Social, e outros onze oficias atuarão em Belo Horizonte. As demais comarcas que receberão algumas, mais de um servidor, são: Conceição das Alagoas, Congonhas Contagem, Formiga, Ibirité, Itabirito, Itambacuri, Muriaé, Nepomuceno, Passaquatro, Peçanha, Piumhi, Pratápolis e Vazante.
O 1º dia da programação, no período da manhã, incluiu conversas com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; procurador-geral de Justiça Adjunto administrativo, Márcio Gomes de Souza; diretora-geral, Clarissa Duarte Belloni; superintendente de Recursos Humanos, Ana Rachel Brandão Ladeira Roland; apresentações do Ceaf; Programa Integridade do Ministério Público e Código de Ética, apresentados pelo promotor de Justiça Rodrigo Alberto Azevedo Couto.
Ainda nesta sexta-feira, os servidores visitaram a biblioteca e o memorial do MPMG, foram apresentados ao Programa Sobre Tons; apresentação do Por dentro do MP, com a procuradora de Justiça MPMG, Reyvani Jabour Ribeiro; e bate-papo com a professora Maria Júlia Pantoja
Tema: Futuro do trabalho - inovação e desenvolvimento profissional.
Nos dias 4, 5 e 6 as atividades contemplarão: Noções das atribuições constitucionais: Administração Superior, organograma, Corregedoria-Geral do MPMG (CGMP), Procuradoria-Geral de Justiça Adjunta Administrativa (PGJAA), Diretoria-Geral (DG) e Superintendências das demais áreas administrativas; direitos e deveres dos servidores; rotinas administrativas; planejamento estratégico e gestão de Promotoria de Justiça; engajamento, propósito e motivação para o trabalho; treinamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI); sistemas institucionais do MPMG; Apresentação do Office 365; e Sistema de Registro Único Eletrônico – SRUe.