Início do conteúdo

Nessa terceira edição do projeto #BoraVacinar, houve aumento de 17,5% no número de municípios certificados com os selos ouro e prata, subindo de 356 para 418

 
Ontem, 5 de fevereiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Governo do Estado premiaram com o selo #BoraVacinar 418 municípios que alcançaram ou que se aproximaram das metas de vacinação infantil em 2024. Ao todo foram 58 municípios certificados com o Selo Ouro e 360 com o Selo Prata. O evento ocorreu no Minascentro, em Belo Horizonte.  

Idealizada pelo MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Saúde (CAO-Saúde), a premiação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM). Além do CAO-Saúde. Também participam do projeto #BoraVacinar, os centros de apoio operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAO-Educ) e das Crianças e Adolescentes (CAODCA) e a Assessoria de Comunicação do MPMG.  

bora_vacinar_NOTICIA_DSC_8882.jpg

Nessa terceira edição do projeto, houve aumento de quase 17,5% no número de municípios que atingiram ou se aproximaram das metas vacinais, previstas no Programa Nacional de Imunização (PNI), e foram certificados. O número subiu de 356, em 2023, para 418 em 2024. Na primeira edição, em 2022, foram 286 municípios premiados.  

“Parabéns aos gestores que atingiram as metas do projeto #BoraVacinar e que isso sirva de incentivo aos outros. É motivo de orgulho saber que a população está bem atendida e vai estar protegida das doenças”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho. Segundo ele, o Ministério Público tem “um canal de diálogo muito franco, muito aberto com aqueles que realmente querem fazer gestão pública e precisam de uma instituição que tem sustentabilidade jurídica para auxiliá-los”.  

bora_vacinar_NOTICIA_DSC_8808.jpg

Durante o evento, representantes dos municípios que alcançaram as metas de cobertura de todas as 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos receberam o Selo Ouro e a certificação das mãos do secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, e da coordenadora do CAO-Saúde, Giovanna Carone Nucci Ferreira. Já os outros 418 que se aproximaram da meta receberão o Selo Prata. 

“O projeto #BoraVacinar foi criado com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal no estado e tirar dúvidas sobre os imunizantes”, afirmou Giovanna Ferreira. Segundo ela, nos últimos anos, o cumprimento das metas de vacinação pelos gestores públicos se tornou um grande desafio de saúde pública devido a uma redução drástica dos índices de imunização, o que representa risco de ressurgimento de doenças infectocontagiosas graves antes erradicada. Para mudar isso, está sendo preciso, conforme disse, um esforço coletivo entre instituições, pessoas e profissionais de saúde. 

Selo Bora Vacinar 2025 - 05.02.2025

 

 

Coordenadores  

Os certificados também foram entregues pelos coordenadores regionais de Defesa da Saúde, promotores de Justiça Thereza Rachel d’Ávila Rianil (Centro-Sul e Sudeste), Andressa Isabelle Ferreira Barreto (Triângulo do Sul), Fernando Henrique Zorzi Zondan (Triângulo do Norte), Marina Brandão Póvoa (Centro), Renata de Andrade Santos (Norte), Gisele Stela Martins Araujo (Sul), Reinaldo Pinto Lara (Leste, Leste do Sul e Vale do Aço), Marcus Vinícius Lamas Moreira (Oeste). As coordenadoras do CAO-Educ, Giselle Ribeiro de Oliveira, e do CAODCA, Graciele de Resende Almeida também participaram do evento.  

Municípios certificados com o Selo Ouro 

Os 58 municípios que receberam o Selo Ouro foram: Piedade dos Gerais, São Joaquim de Bicas, Sarzedo, Ferros, Morro do Pilar, Morro da Garça, Santo Hipólito, Cedro do Abaeté, Fortuna de Minas, Capela Nova, Cipotânea, Itaverava, Bom Sucesso, Coronel Xavier Chaves, Piedade do Rio Grande, São Vicente de Minas, Piranguçu, Wenceslau Braz, Francisco Badaró, Goiabeira, Frei Lagonegro, Paulistas, Canaã, Pedra do Anta, Crisólita, Umburatiba, Carlos Chagas, Serra dos Aimorés, Nova Módica, Pescador, São José do Divino, Guarda, Arapuá, Santa Rosa da Serra, Formoso, Riachinho, Luislândia, Ubaí, São João do Pacuí, Ponto Chique, Medeiros, Bias Fortes, Santa Rita de Jacutinga, Coronel Pacheco, Santo Antônio do Aventureiro, Laranjal, São Sebastião da Vargem Alegre, Silveirânia, Natalândia, Claraval, São Tomé das Letras, Cachoeira Dourada, Abadia dos Dourados, Indianópolis, Pratinha, Veríssimo, Vargem Alegre e Bugre.  

Conexão Minas Saúde  

A entrega do selo #BoraVacinar ocorreu ao final do Conexão Minas Saúde, evento de inciativa da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) de integração e alinhamento da gestão pública estadual com os gestores municipais. No encontro, foi possível aperfeiçoar os conhecimentos e discutir processos de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.  

Durante o Conexão Minas Saúde, a coordenadora do CAO-Saúde, promotora de Justiça Giovanna Carone Nucci Ferreira, participou de uma reunião para discutir a análise da situação atual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), gerido pelo Consórcio Intermunicipal de Rede de Urgência Macro Nordeste/Jequitinhonha (Cisnorje), visando à melhoraria do atendimento à população que compõe a macrorregião de saúde.  

Além da coordenadora do CAO-Saúde, Giovanna Carone, e de sua assessora Camila Vilela, participaram da reunião o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, junto com sua equipe técnica, o presidente do Cosems, Edivaldo Farias da Silva, o presidente do Cisnorje, Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, e mais de 80 prefeitos e gestores de saúde das macrorregiões de saúde Nordeste e Jequitinhonha.  

Com o apoio do CAO-Saúde e o compromisso de todos os participantes, foi acordada a formação de uma comissão composta por prefeitos, gestores de saúde municipais, SES, Cosems e representantes do MPMG (CRDS Nordeste-Jequitinhonha e CAO-Saúde). Essa comissão terá o papel de discutir um planejamento que garanta a continuidade e o avanço do SAMU 192 para a população dos vales do Mucuri e Jequitinhonha. Feito o plano de ação, o documento será entregue ao MPMG para que seja buscado, até março deste ano, um acordo mediado pelo Centro de Autocomposição (Compor).  

 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final do conteúdo