Notícias - Pessoas IdosasMPMG se reúne com representantes de instituições de longa permanência para pessoas idosas de Belo Horizonte
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD), reuniu-se, nesta quarta-feira, 9 de abril, com 19 representantes de instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPIs) de Belo Horizonte, no I Café com Dirigentes 2025.
O encontro foi realizado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) na Casa do Ancião Chichico Azevedo, no bairro Ipiranga, e teve como tema “A Política de Cuidados com a Pessoa Idosa Institucionalizada”. Participaram da reunião a coordenadora do CAOIPDC, promotora de Justiça Érika Matozinhos, e sua equipe, e também a representante da Vigilância Sanitária, Mariangela Dias Moura.
De acordo com Érika Matozinhos, foi uma manhã de muitas trocas, em que as ILPIs contaram sobre os avanços ao longo dos anos, como o aumento do repasse da Prefeitura de Belo Horizonte, a melhoria na relação com as unidades de saúde para algumas ILPIs, e os espaços de diálogo promovidos pelo Cemais, que fortalecem e enriquecem a rede.
Os participantes conversaram também sobre os principais desafios enfrentados: a dificuldade de articulação intersetorial, a incoerência das fiscalizações, o distanciamento familiar e a necessidade de cofinanciamento da saúde.
Érika Matozinhos explicou que está realizando o acompanhamento às residências inclusivas e, diante da necessidade de fortalecer a interlocução entre saúde e assistência social, o CAOIPCD iniciou uma agenda de reuniões mensais com representantes das duas secretarias para trazer melhorias. Além disso, a Vigilância Sanitária se prontificou a repassar as demandas apresentadas.