Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Promoção dos Direitos dos Idosos e das Pessoas com Deficiência (CAOIPCD), reuniu-se, nesta quarta-feira, 9 de abril, com 19 representantes de instituições de longa permanência para pessoas idosas (ILPIs) de Belo Horizonte, no I Café com Dirigentes 2025. 

NOTICIA03_Visita-ILPI-2.jpg

O encontro foi realizado pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais) na Casa do Ancião Chichico Azevedo, no bairro Ipiranga, e teve como tema “A Política de Cuidados com a Pessoa Idosa Institucionalizada”. Participaram da reunião a coordenadora do CAOIPDC, promotora de Justiça Érika Matozinhos, e sua equipe, e também a representante da Vigilância Sanitária, Mariangela Dias Moura. 

NOTICIA04_Visita-ILPI-1.jpg

De acordo com Érika Matozinhos, foi uma manhã de muitas trocas, em que as ILPIs contaram sobre os avanços ao longo dos anos, como o aumento do repasse da Prefeitura de Belo Horizonte, a melhoria na relação com as unidades de saúde para algumas ILPIs, e os espaços de diálogo promovidos pelo Cemais, que fortalecem e enriquecem a rede.  

NOTICIA02_Visita-ILPI-3.jpg

Os participantes conversaram também sobre os principais desafios enfrentados: a dificuldade de articulação intersetorial, a incoerência das fiscalizações, o distanciamento familiar e a necessidade de cofinanciamento da saúde. 

Érika Matozinhos explicou que está realizando o acompanhamento às residências inclusivas e, diante da necessidade de fortalecer a interlocução entre saúde e assistência social, o CAOIPCD iniciou uma agenda de reuniões mensais com representantes das duas secretarias para trazer melhorias. Além disso, a Vigilância Sanitária se prontificou a repassar as demandas apresentadas. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo