Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Internacional de Conscientização do Autismo, uma roda de conversa e palestra com a médica Raquel Del Monde, pediatra especialista em crianças com transtorno do espectro autista (TEA).  

Momento RH - autismo.jpeg

O evento, promovido pelo projeto “Momento RH”, da Superintendente de Gestão de Pessoas, reuniu profissionais, familiares e especialistas para debater temas como capacitismo, desafios no ambiente de trabalho e o papel das instituições no acolhimento de colaboradores com TEA.  

Entre os tópicos discutidos no evento, destacou-se a fragilidade dos ambientes corporativos em acolher a diversidade, já que, muitas vezes, enxergam essas diferenças como um aspecto de inferioridade ou incapacidade. 

Raquel destacou a importância do setor de Recursos Humanos na recepção de candidatos com TEA, ressaltando a necessidade de processos seletivos mais acessíveis e de um ambiente de trabalho adaptado para garantir a inclusão de todos. Ela também enfatizou a relevância de avaliações de desempenho que levem em consideração as particularidades desses profissionais. 

A reunião também contou com a participação de mães de crianças com transtorno do espectro autista, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios diários na busca por um futuro mais inclusivo para seus filhos. Elas reforçaram a importância da disseminação de informações para construir uma sociedade mais compreensiva e acolhedora, como pontuado por uma das mães presentes no evento: “Passar a informação para as pessoas é garantir que nossos filhos serão mais bem compreendidos e aceitos”, afirmou. 

O evento, realizado em plataforma virtual, inaugurou uma série de ações que serão realizadas pelo MPMG durante esta semana de conscientização do autismo. 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo