Notícias - InstitucionalMPMG promove roda de conversa sobre o transtorno do espectro autista com integrantes da instituição
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, nesta quarta-feira, 2 de abril, Dia Internacional de Conscientização do Autismo, uma roda de conversa e palestra com a médica Raquel Del Monde, pediatra especialista em crianças com transtorno do espectro autista (TEA).
O evento, promovido pelo projeto “Momento RH”, da Superintendente de Gestão de Pessoas, reuniu profissionais, familiares e especialistas para debater temas como capacitismo, desafios no ambiente de trabalho e o papel das instituições no acolhimento de colaboradores com TEA.
Entre os tópicos discutidos no evento, destacou-se a fragilidade dos ambientes corporativos em acolher a diversidade, já que, muitas vezes, enxergam essas diferenças como um aspecto de inferioridade ou incapacidade.
Raquel destacou a importância do setor de Recursos Humanos na recepção de candidatos com TEA, ressaltando a necessidade de processos seletivos mais acessíveis e de um ambiente de trabalho adaptado para garantir a inclusão de todos. Ela também enfatizou a relevância de avaliações de desempenho que levem em consideração as particularidades desses profissionais.
A reunião também contou com a participação de mães de crianças com transtorno do espectro autista, que tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e desafios diários na busca por um futuro mais inclusivo para seus filhos. Elas reforçaram a importância da disseminação de informações para construir uma sociedade mais compreensiva e acolhedora, como pontuado por uma das mães presentes no evento: “Passar a informação para as pessoas é garantir que nossos filhos serão mais bem compreendidos e aceitos”, afirmou.
O evento, realizado em plataforma virtual, inaugurou uma série de ações que serão realizadas pelo MPMG durante esta semana de conscientização do autismo.