Notícias - Violência DomésticaMPMG participa de Congresso de Mulheres da ONU em Nova Iorque
Comissão sobre a Situação da Mulher tem como objetivo pensar em um futuro igualitário e justo para todas as mulheres. Programação do evento inclui discussões sobre a implementação da Plataforma de Ação de Pequim, com ênfase na igualdade de gênero, desenvolvimento e paz
Teve início na segunda-feira, 10 de março, e vai até dia 21 deste mês, em Nova Iorque, a sexagésima nona edição do Congresso de Mulheres das Nações Unidas, que marca o trigésimo aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher e da adoção da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim (1995).
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAOVD), participa do evento junto a representantes dos Estados Membros, entidades da ONU e organizações não governamentais (ONGs) credenciadas pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). O objetivo do encontro é revisar e avaliar a implementação da Plataforma de Ação de Pequim e os avanços na promoção da igualdade de gênero e no empoderamento das mulheres.
O CAOVD busca fortalecer as políticas públicas e a atuação do sistema de justiça no Brasil, especialmente em Minas Gerais, por meio de sua atuação no combate à violência doméstica e familiar. De acordo com a coordenadora do órgão, promotora de Justiça Denise Guerzoni, a participação do MPMG no evento reflete o compromisso da instituição com a promoção dos direitos das mulheres e o enfrentamento da violência de gênero, além de proporcionar um intercâmbio de boas práticas com organizações e autoridades internacionais.
Em entrevista à imprensa chinesa durante o evento, a promotora de Justiça reafirmou a importância da presença do MPMG na maior convenção intergovernamental sobre equidade de gênero. “É uma honra estar aqui, trabalhando, aprendendo e compartilhando experiências para proteger tantas meninas e mulheres. Juntas, somos capazes de tudo. Juntas nós salvamos vidas”, declarou.
Discussões
A programação do evento inclui discussões sobre a implementação da Plataforma de Ação de Pequim, com ênfase na igualdade de gênero, desenvolvimento e paz. Na primeira semana, serão abordadas questões como a mobilização de recursos para garantir os direitos das mulheres, com foco no empoderamento de mulheres e meninas. Também ocorrerão mesas-redondas e diálogos interativos sobre o papel dos mecanismos nacionais de igualdade de gênero.
Será destacada ainda a relação entre a Plataforma de Ação de Pequim e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase em áreas como erradicação da pobreza, trabalho decente, liberdade da violência e participação política das mulheres. Já na segunda semana, haverá diálogos interativos sobre o desenvolvimento inclusivo, a eliminação de estigmas e estereótipos e a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas.
A sessão contará também com a participação de jovens, com destaque para o diálogo "Pequim@30", que discutirá como as novas gerações podem contribuir para a implementação contínua da Plataforma de Ação de Pequim.
O evento terminará com debates sobre propostas políticas e com a eleição dos novos membros do Bureau para a 70ª sessão da Comissão.