Notícias - InstitucionalMPMG e Governo do Reino Unido reforçam cooperação em áreas estratégicas
Em visita à Procuradoria-Geral de Justiça nesta segunda-feira, 31 de março, o cônsul-geral do Reino Unido no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, e a Diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico de Belo Horizonte, Laura Queiroz, manifestaram a importância das relações entre o Governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e o Ministério Público de Minas Gerais. Os órgãos mantém um Memorando de Entendimento, válido até dezembro de 2026, para cooperação em áreas estratégicas de interesse mútuo, como aquelas relacionadas à proteção do meio ambiente e à segurança cibernética.
“Um encontro frutífero e importante para trocas de conhecimento, principalmente no que se refere às inovações na área de segurança cibernética e inteligência artificial”, destacou o procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Moraes Filho, que estava acompanhado do superintendente de Tecnologia da Informação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Daniel Piovanelli Ardisson. “Estamos modernizando a nossa instituição e parcerias como essas nos ajudam a construir medidas para proteger nossos sistemas e de ameaças digitais. O Reino Unido é referência mundial no combate aos golpes virtuais, que são crimes transnacionais”, finalizou.
O cônsul-geral britânico no Rio de Janeiro, Anjoum Noorani, destacou o cuidado dos mineiros com o Governo do Reino Unido e foi presentado com um livro sobre a história de Minas Gerais. “A nossa parceria começou em 2021 e vem gerando resultados concretos, como o desenvolvimento do Centro Integrado de Gestão Ambiental, voltado à prevenção de desastres ligados à mineração. Estamos determinados a ampliar ainda mais as possibilidades de cooperação”, informou.