Início do conteúdo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Guanhães, celebrou, nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, Termo de Compromisso com a MIG Mineradora e com o município de Guanhães, para construção de rota alternativa para os caminhões da empresa. 

Guanhães - acordo MIG mineradora.jpeg

A mineradora se comprometeu a projetar e a executar a nova rota de tráfego até o dia 10 de maio e a destinar R$ 160 mil ao município, como compensação pelos danos causados à comunidade. Ficará a cargo da Administração municipal a realização das obras de recuperação e de melhoria da Travessa Pio Ferreira até o dia 20 de novembro deste ano. 

Durante as intervenções na via, a mineradora se compromete a manter, no mínimo, dois profissionais para varrer as vias, realizar a humidificação com caminhão pipa, utilizar lonas nos caminhões, além de adotar outras técnicas que previnam o mal-estar causado à população da localidade.  

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Guanhães (SAAE) assumiu a obrigação de acompanhar e fiscalizar a execução das obras, garantindo a integridade da rede de água.  

Em caso de descumprimento das obrigações, foi estabelecida multa de R$ 1mil por dia de violação, além de outras sansões legais cabíveis. 

O acordo, celebrado dentro do Inquérito Civil, e seu integral cumprimento dispensarão o ajuizamento de eventual Ação Civil Pública, evitando desgastes para as partes celebrantes e gasto de recursos públicos com a utilização da máquina judiciária e administrativa. 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br
Final do conteúdo