Início do conteúdo

 

Na segunda-feira, dia 10 de junho, veículos do Ministério Público de Minas Gerais partiram rumo ao Rio Grande do Sul para a entrega dos donativos arrecadados durante a campanha SOS Rio Grande do Sul - Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) Unidos na Solidariedade.

Doacoes_NOTICIA03.png

A iniciativa, que mobilizou membros e servidores em todo o estado, resultou na coleta de cerca de 400 fardos de água mineral, 1500 fraldas, além de grande quantidade de roupas de cama, toalhas de banho, cobertores, roupas de frio e material de higiene.

Três caminhonetes e um caminhão deixaram a sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Belo Horizonte, no dia 10, e chegaram a Porto Alegre na quinta-feira, dia 13.

Os veículos que compuseram a frota foram posteriormente cedidos ao MPRS para auxiliar no atendimento às vítimas das enchentes.

Doacoes_NOTICIA02.png

Sean Diego, motorista do MPMG há dois anos e um dos responsáveis pela condução dos donativos, considerou a experiência bastante recompensadora. “É emocionante saber que aquilo que levamos vai beneficiar a população. Tínhamos água, alimento, fralda descartável e até ração para animais. Fico muito orgulhoso de poder ajudar de alguma maneira essas pessoas que estão passando por este momento vulnerável, disse ele”.

Em Porto Alegre, os veículos foram recebidos por uma equipe do MPRS, que ajudou na distribuição das doações para comunidades carentes da região. A situação de necessidade encontrada em algumas áreas reforçou a importância de iniciativas como essa, não apenas pelo fornecimento de recursos materiais, mas também por renovar a esperança e a solidariedade entre as pessoas.

Wandir Hermógenes, há 5 anos na equipe de motoristas do MPMG, detalhou um pouco do triste cenário encontrado por eles na capital gaúcha. “A parte alta da cidade foi menos atingida, mas a área mais baixa foi muito afetada. As ruas têm pilhas de lixo, móveis, carros e vários pertences do dia a dia das pessoas. Além disso, poucos estabelecimentos conseguiram se manter em funcionamento, a maioria dos comércios foi obrigada a fechar devido às fortes chuvas”, lamentou.

Doacoes_NOTICIA01.png

Por fim, além da mobilização por arrecadações, o MPMG, através do projeto Trocando Letras, se propôs a ajudar na reconstrução das bibliotecas públicas do estado. Mais de nove caixas de livros infantojuvenis, por meio da ação “Livros que aproximam”, foram levadas até o Rio Grande do Sul.

Matérias relacionadas
Veículos do MPMG levam, para o RS, donativos arrecadados em campanha interna da instituição
assinatura_cjor_atualizada_2022.png

 

Final do conteúdo