Notícias - Violência DomésticaEm Betim, MPMG participa de lançamento de aplicativo criado para proteger mulheres em situação de violência
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, participou, nesta segunda-feira, 31 de março, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo Papa João Paulo II, em Betim, do evento de lançamento do aplicativo “Botão do Pânico”.
A ferramenta digital - destinada a mulheres que possuem medida protetiva de urgência - permite acionar rapidamente a Guarda Municipal em caso de emergência. A iniciativa é fruto da articulação da rede de combate à violência doméstica, integrada e fiscalizada pelo MPMG.
O aplicativo foi desenvolvido pela Guarda Municipal de Paulínia (SP) e cedido gratuitamente ao município por meio de um Termo de Cessão de Tecnologia. Ao ser acionado, o app envia à Central de Operações da Guarda Municipal as informações pessoais da vítima e sua localização exata. Imediatamente, uma viatura é deslocada para prestar o atendimento. O serviço funciona 24 horas por dia e exige apenas que o celular esteja conectado à internet.
De acordo com a promotora de Justiça Gislaine Reis Pereira Schumann, essa é uma iniciativa pioneira do município de Betim. "O aplicativo representa um importante avanço tecnológico e um aliado fundamental no enfrentamento desse tipo de violência. A partir de agora, as mulheres betinenses que possuem medidas protetivas poderão acionar diretamente a Guarda Municipal em caso de risco ou descumprimento dessas medidas, assegurando maior efetividade na proteção e proporcionando mais segurança às cidadãs”, comentou.
Para acessar o aplicativo, basta procurar a Patrulha de Proteção à Mulher na sede da Guarda Municipal, localizada no 3° andar do Centro Administrativo, levar o documento de identificação e a medida protetiva vigente. A instalação do app é feita na hora, sem custos. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.