Início do conteúdo

Sobre Tons

Sobre Tons é um programa institucional do Ministério Público de Minas Gerais que busca sensibilizar em relação às pautas raciais por meio de conteúdos informativos.

Lançado em 2023, o programa teve como ação principal, em seu ano de lançamento, a divulgação periódica de "pílulas informativas" para o letramento racial de seu público interno. VOCÊ PODE ACESSÁ-LAS NO MENU ABAIXO.

A partir de 2024, o programa traz outras ações, agora visando conscientizar toda a sociedade. Confira!

Podcast Sobre Tons - escute histórias importantes na luta contra o racismo

Está no ar o novo podcast antirracista do Ministério Público de Minas Gerais: Sobre Tons.

Em formato narrativo, o podcast traz histórias emblemáticas da luta contra o racismo. Após a história, convidados especiais vão comentar o caso e trazer mais informações para os ouvintes.  Serão tratados temas como o surgimento da primeira lei contra o racismo no Brasil, o racismo no futebol, a violência contra pessoas negras e a primeira condenação internacional do Brasil pela prática de discriminação racial.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ministe?rio Pu?blico de Minas Gerais (@mpmg.oficial)

 

Episódio #01:

O que será que uma bailarina e um motorista têm a ver com o surgimento da primeira lei contra o racismo no Brasil? Confira no episódio de estreia do podcast Sobre Tons as histórias por trás da Lei Afonso Arinos.

 

Episódio #02:

Você sabia que, em 2006, pela primeira vez na história, o Brasil foi responsabilizado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos em um caso envolvendo racismo? E tudo isso começou quando uma jovem resolveu se candidatar a uma vaga de emprego que procurava por uma empregada doméstica. Confira no segundo episódio do podcast Sobre Tons como tudo isso ocorreu.

Sessao de cinema - filme Marte Um

Com a parceria firmada com a Universidade Una, através do  projeto de extensão universitária PRETANÇA, serão realizadas sessões comentadas no Una Cine Belas Artes, em Belo Horizonte.

A primeira sessão foi do aclamado filme “Marte Um”, ocorrida em 5 de outubro. Após a exibição, houve um debate com a professora Tatiana Carvalho Costa, o Promotor de Justiça Allender Barreto, além de estudantes e demais participantes. Por meio de uma das obras mais sensíveis dos últimos tempos, lançada em 2022, os participantes refletiram juntos sobre o contexto de sonhos, esperanças e desafios de uma família negra inserida em um país marcado pelo racismo e por desigualdades sociais.

 

Pílula #1:

 

Pílula #2:

Como o racismo afeta a vida das pessoas? O racismo dificulta e até impede o acesso de pessoas negras a direitos e espaços. Clique aqui e confira alguns dados.

Pílula #3:

 

Pílula #4:

É possível existir um regime democrático com práticas racistas? Uma das premissas da democracia é a defesa de uma sociedade igualitária. Esse ideal democrático encontra no racismo uma barreira. Clique aqui e confira alguns dados.

 

Pílula #5:

 

Pílula #6:

Racismo religioso: no Brasil, as religiões de matriz africana são o principal alvo do ódio religioso, o que representa um sintoma do racismo. Clique aqui e confira alguns dados.

 

Pílula #7:

 

Pílula #8:

Racismo algorítmico. A reprodução de preconceitos raciais por sistemas automatizados que operam a partir de algoritmos, como redes sociais, aplicativos, sistemas de busca na internet, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

 

 

Pílula #9:

 

Pílula #10:

 

Pílula #11:

 

Pílula #12:

 

Pílula #13:

 

Pílula #14:

Existe racismo contra pessoas brancas? Ainda que pessoas brancas possam ser ofendidas ou sofrer algum tipo de discriminação, não é possível dizer que isso seja racismo. Racismo reverso não existe. Clique aqui e saiba mais.

 

Pílula #15:

 

Pílula #16:

O que é colorismo? É um conceito que diz que quanto mais escura é a pele de uma pessoa negra, mais dificuldades ela irá encontrar na sociedade. Clique aqui e saiba mais.

 

Pílula #17:

 

Pílula #18:

 

 

 

 

 

 

 

Julho das Pretas

Julho das Pretas no MPMG

Com o objetivo de dar visibilidade às resistências construídas pelas mulheres negras, ampliando o debate sobre o enfrentamento às discriminações de gênero e de raça, foi realizado em julho de 2024, na sede do MPMG em Belo Horizonte, o evento "Julho das Pretas".

O encontro controu com participação da promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia Lívia Sant’Anna Vaz, da doutora em estudos feministas Carla Akotirene e da arquiteta urbanista e psicanalista Joice Berth, com interveções artísticas da dupla Afrolíricas e apresentação da jornalista e mestre de cerimônias Sandrinha Flávia.

Leia aqui a cobertura do evento e acesse aqui a galeria de fotos.

 

Parceria com Universidades

Em  22 de julho de 2024, o Ministério Público de Minas Gerais deu mais um importante passo para levar as pautas raciais à sociedade e, em especial, à comunidade acadêmica, com a assinatura do termo de adesão das Universidades UNA e UNI-BH ao Sobre Tons.

O objetivo é ampliar os debates sobre a questão, por meio da veiculação de conteúdos antidiscriminatórios em eventos acadêmicos, sociais e culturais promovidos pelos centros universitários. Além disso, a iniciativa prevê a criação de programas de mentorias e grupos de apoio para estudantes e funcionários de minorias raciais, a realização de concursos e desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa relacionados à temática de diversidade, inclusão e combate ao racismo, bem como de seminários e conferências sobre diversidade e inclusão.

 

Parceria com a Federação Mineira de Futebol

Em 12 de março de 2024 foi firmado um protocolo de intenções entre o MPMG e a Federação Mineira de Futebol (FMF). Entre as ações previstas, está a veiculação dos conteúdos antidiscriminatórios, produzidos pelo Sobre Tons, durante eventos desportivos organizados pela Federação, assim como em mídias e redes sociais, buscando engajamento dos clubes, atletas e torcedores.

Além de representantes do MPMG, da FMF e de clubes de futebol de Belo Horizonte, a solenidade contou com a participação de Luciano Jorge de Jesus, membro do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, e de Alexandre Braga, representante da União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro).

 

Racismo em debate

Racismo em Debate

O evento, realizado em novembro de 2023, em celebração ao Mês da Consciência Negra, contou com a participação da jornalista Márcia Maria Cruz, da presidente do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-brasileira, Makota Celinha, e do zelador da Casa de Caridade Pai Jacob do Oriente, Pai Ricardo.

Também contou com apresentações artísticas de Júlia Elisa – Preta Poeta – e do Duo Ancentral, com harpa e pandeiro.

Você pode assistir ao Racismo em Debate clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Sobre Tons em Roda

Sobre Tons em Roda

Em  25 de julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha – de 2023, o MPMG trouxe para dentro da Procuradoria-Geral de Justiça uma roda de capoeira, uma roda de samba e um roda de conversa, para discutir sobre a importância da luta pela igualdade racial e para celebrar a cultura e a arte afro-brasileira.

O evento contou com a participação da primeira mestra de capoeira angola de Minas Gerais, Alcione Oliveira, do Grupo Candeia de Capoeira Angola e do grupo de samba rural Samba d'Ouro.

Você pode assistir ao Sobre Tons em Roda clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Lançamento

Lançamento do Sobre Tons com a jornalista Aline Aguiar

O lançamento do programa Sobre Tons, ocorrido em 21 de março (Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé) de 2023, foi um marco institucional, por ser o primeiro programa antirracista do MPMG.

O evento contou com palestra da jornalista Aline Aguiar e apresentação musical da cantora Gabriela Viegas.  

Você pode assistir ao lançamento do Sobre Tons clicando aqui e ler aqui a cobertura do evento.

 

Final do conteúdo