Início do conteúdo

 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) lança, para o público externo, a campanha Dê o seu sangue por esta causa! O poder de salvar vidas corre dentro de você: seja um doador de sangue.

Internamente, a campanha é veiculada desde o dia 25 de novembro de 2022, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Do lançamento até o dia 10 de maio, 100 integrantes da instituição estiveram no Hemominas para doar sangue. Considerando que cada doação salva, no mínimo, quatro vidas, o gesto de membros, servidores, colaboradores terceirizados e estagiários do MPMG conseguiu ajudar cerca de 400 pacientes.  

O coordenador do CAO-Saúde, promotor de Justiça Luciano Moreira de Oliveira, afirmou que "a mobilização dos integrantes do MPMG foi muito significativa e importante para nossa sociedade. É um momento oportuno para agradecer o empenho de todos e para que, com o seguimento da campanha, possamos levar mais pessoas a contribuírem com esse gesto de amor e solidariedade".

A campanha é fruto de acordo firmado entre o MPMG, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), a Associação Mineira de Assistência à Saúde dos Membros do Ministério Público (AMMP-Saúde) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Hemominas).  

O intuito é incentivar a doação de sangue, especialmente em períodos que antecedem as férias escolares, quando normalmente há uma queda expressiva no abastecimento dos estoques nos hemocentros. Diariamente, a Fundação Hemominas publica, em sua página na internet e nas redes sociais, informações sobre o seu estoque de sangue.  

Ao doarmos sangue, fornecemos algo essencial à sobrevivência de alguém que está passando, por exemplo, pelo drama de uma leucemia, de uma cirurgia de grande porte ou de um acidente grave. Com a doação, é possível salvar vidas e restabelecer os bancos de sangue.   

O procedimento para doação de sangue é totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.  

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue, e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. É pouco para você e muito para quem precisa!

Condições e restrições para doar sangue

Para ser um doador, é muito simples, basta ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h. É recomendável beber bastante água antes e depois da doação

Algumas situações, tais como o uso de determinados medicamentos, realização cirurgias ou de tratamentos estéticos, tatuagem, acupuntura etc. podem impedir temporariamente a doação. A Hemominas disponibiliza uma lista bem completa com condições e restrições para poder doar sangue. Veja aqui.

Caso ainda precise esclarecer dúvidas sobre os critérios de doação/triagem clínica, faça contato com o Fale Conosco da Hemominas.

Como agendar a doação de sangue

Para realizar a doação, é preciso fazer o agendamento prévio no site do Hemominas ou em um Posto de Coleta de sua preferência.  

Confira abaixo alguns vídeos da campanha:

 

 

 

 

Final do conteúdo