Campanhas Emepê Acolhe
Se você está sendo importunada, sofreu qualquer tipo de violência ou sabe de alguma mulher que esteja passando por esses problemas, procure as vans de apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) imediatamente, durante o Carnaval de Belo Horizonte. Estaremos prontos para te atender e posicionados próximo da base da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), de sábado, 1º de março, a terça-feira, 4 de março, das 12h às 17h, no seguinte endereço:
-
Praça Sete (Av. Afonso Pena, em frente ao número 602), Centro, Belo Horizonte.
Essa ação faz parte do Plantão Integrado Acolhe Minas, iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), que coordena o projeto, e da qual o MPMG participa, além de outras instituições, como Polícia Civil (PCMG), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Corpo de Bombeiros (CBMMG), Polícia Militar (PMMG), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), entre outras.
Para quem se destina?
O plantão se destina às mulheres vítimas de importunação, de violência sexual e de outras violências durante o Carnaval.
Quais serviços serão oferecidos?
Os serviços oferecidos incluem atendimento psicossocial, orientação jurídica, apoio no transporte para serviços de saúde e/ou segurança pública, além de apoio especializado no combate à violência contra mulheres.
O que mais posso encontrar?
Se a mulher quiser oferecer denúncia, já será possível lavrar o Boletim de Ocorrência e, se for o caso, solicitar medidas protetivas.
Telefones do plantão MPMG (Whatsapp):
Linha: 31 97400-0633
Linha: 31 97400-0644
Precisa de ajuda emergencial?
PMMG: 190
Corpo de Bombeiros: 193
SAMU: 192
Centro de Valorização da Vida (CVV): 188
Quer fazer uma denúncia?
Disque-denúncia: 181
Você também poderá encontrar apoio em outros locais:
· Getúlio Vargas com Antônio de Albuquerque (Plantão Acolhe Minas)
· Praça da Estação - Ação da Prefeitura de Belo Horizonte
Centro de Registro de Ocorrências Policiais (Crops) em que haverá militares da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) :
Crop 22º BPM Avenida dos Andradas 3780 - Multicenter
Crop Pampulha- Abrahão Caram 620
Crop 6ª Cia - Rua Carijós 758
Crop 3ª Cia Colégio Arnaldo - Rua Timbiras 540
Crop 4ª Cia QCG - Rua da Bahia 2115
Crop 5ª Cia - Rua dos Guajajaras 1353
Se você está no interior de Minas, procure a Promotoria de Justiça de sua cidade. Você encontrará promotores de Justiça de plantão em todo o estado.
E lembre-se:
1. Carnaval é alegria, respeito e segurança para todos!
2. Nenhum tipo de violência é brincadeira!
3. Respeito é a melhor fantasia!
4. Violência sexual e importunação não são aceitáveis em nenhum momento!
5. Ninguém merece passar por isso!
Se você for vítima ou testemunha de violência ou importunação sexual, não se cale. Denuncie! Disque 180 ou 190 e busque apoio! Você pode também procurar a delegacia de Polícia mais próxima. No Carnaval 2025, vamos juntos combater qualquer forma de abuso e garantir que a festa seja um espaço seguro e acolhedor para todos. A festa só é completa quando todas as pessoas são respeitadas.
Conheça o trabalho da Casa Lilian - órgão do MPMG responsável por oferecer apoio integral às vítimas por meio de atendimento acolhedor e humanizado. Caso você decida por procurar apoio após o carnaval, a Casa Lilian/MPMG estará à sua disposição (em dias úteis). Basta preencher o Formulário para solicitação de atendimento pela vítima ou familiar de vítima, que a equipe de trabalho entrará em contato.
Se você, mulher, está em um relacionamento abusivo e passando por alguma situação de violência física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, a Ouvidoria das Mulheres/MPMG também é um canal aberto para toda sociedade com o objetivo de receber demandas relacionadas à violência doméstica e familiar contra a mulher. Ligue 127 (em dias úteis) ou clique aqui.
Ouça, na Rádio MP: