Início do conteúdo

Imóveis conferem identidade ao Ministério Público e proporcionam maior conforto e agilidade ao cidadão durante atendimento nas Promotorias de Justiça


Foram inauguradas nesta quinta-feira, 14 de outubro, duas sedes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG): uma no município de Extrema e outra na cidade de Guaranésia, ambas na Região Sul do Estado. As novas sedes fazem parte do “Projeto Sedes Próprias”, do MPMG, lançado em 2005 e que busca desvincular as Promotorias de Justiça do interior dos Fóruns, dotando a instituição de imóveis próprios ou alugados e criando uma identidade para tornar o Ministério Público ainda mais acessível ao cidadão.

nova_sede_guaranesia__ericBezerra_MG_7450.JPG

Segundo o promotor de Justiça de Guaranésia, Diogo Maciel Lazarini, “É com muita satisfação que celebramos hoje a inauguração da nova sede da Promotoria de Justiça de Guaranésia. Esse é um momento especial para todos nós, pois reafirma o compromisso do Ministério Público com a qualidade no atendimento à população e com a promoção de justiça em nossa comunidade. A visão e o compromisso do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, tornou possível a realização desse projeto. A nova sede, moderna e acessível, é fruto da dedicação dele ao MPMG”.

NOTICIA02_nova_sede_guaranesia__ericBezerra_MG_7546.jpg

Diogo Maciel também agradeceu ao prefeito de Guaranésia, Laércio Cintra Nogueira, aos promotores de Justiça Ali Mahmoud Fayez Ayoub e Cláudio Luiz Gonçalves Marins, além dos servidores, estagiários e terceirizados do MPMG que atuam na comarca.

Conforme o prefeito de Guaranésia (pássaro da ilha em tupi-guarani), a atividade do Ministério Público é essencial à Justiça e de extremo interesse da população. “Quando fomos procurados pelo MPMG e tomamos conhecimento de que o espaço que a instituição tinha no Fórum já não era mais suficiente para prestar um bom atendimento à população, imediatamente colocamos esse prédio à disposição da Promotoria de Justiça pelo prazo de 20 anos. Hoje, após as melhorias e adaptações necessárias, celebramos a concretização desse projeto nessa inauguração, a bem do serviço público e da população guaranesiana”.

nova_sede_guaranesia__ericBezerra_MG_7540.JPG

Para o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, “Guaranésia agora tem uma sede compatível com os anseios da população e estruturada para que os promotores de Justiça, servidores, estagiários e colaboradores prestem um atendimento melhor ao cidadão”. 

Ele lembrou o início do Projeto Sedes Próprias, que surgiu durante a primeira gestão dele como procurador-geral de Justiça entre os anos de 2004 e 2008. “O Ministério Público tem hoje mais de 70 sedes. Considerando que temos quase 300 comarcas, ainda falta um pouco mais de 220 sedes para chegar em um número ideal. É um caminho longo, mas espero que não precisemos de mais 20 anos para fazer outras 70 inaugurações”.

Ainda de acordo com Jarbas Soares, “o MPMG tem buscado alternativas como construções compartilhadas, locações e sedes próprias. Se você tem um lugar bom, vai trabalhar com mais satisfação, com mais prazer e vai garantir que o Ministério público também receba a população de uma forma mais adequada”.

Além de Jarbas Soares, do prefeito de Guaranésia e dos promotores de Justiça Diogo Maciel, Ali Mahmoud e Cláudio Luiz, estiveram presentes na solenidade o corregedor-geral adjunto do MPMG, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão; ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral; comandante da 79ª Companhia de Polícia Militar de Guaxupé, major Cláudio Torres; vereadores de Guaranésia José Osmar da Costa Júnior e Leandro Altieli da Silva; juiz diretor do Foro de Guaranésia, José Eduardo Junqueira Gonçalves; defensor público, Jovahir Marques Filho; delegado regional de Polícia Civil, Fabiano Roberto Mazzarotto Gonçalves; delegado de Polícia Civil de Guaranésia, Valter Luiz Júnior; presidente da subseção da OAB em Guaranésia, Donizete Delorenzo Ribeiro do Vale; vice-presidente OAB, Maria do Carmo Ferreira; comandante do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Guaxupé, 1º tenente José Pereira de Oliveira; comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente de Guaxupé, 3º sargento Leandro Rocha Magalhães; diretor do presídio de Guaranésia, Gustavo Henrique Rodrigues Moreno Silva; diretor adjunto do presídio, Acácio Donizete Alcântara de Melo, servidores, estagiários e colaboradores do MPMG.

Extrema
O imóvel onde acontece o atendimento à população fica localizado no bairro Ponte Nova, próximo à rodovia Fernão Dias e em terreno conjugado com a prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum. 

De acordo com a secretária das Promotorias de Justiça de Extrema, promotora de Justiça Rogéria Cristina Leme, o local foi projetado há dez anos e contou com parceria do poder público local para ser viabilizado.

NOTICIA02_IMG_2983inatu_extrema _1_.jpg

A inauguração traz a expectativa de melhores condições de trabalho para promotores e servidores da casa, refletindo no bem-estar da comunidade. "Somos gratos ao Judiciário, mas como crescemos, tínhamos uma dificuldade de funcionamento dentro do prédio do Fórum. Com a nova sede reforçamos nossa identidade enquanto Ministério Público e fortalecemos nossa autonomia em relação ao Judiciário".

Segundo Rogéria Cristina, a mudança para a casa própria refletirá, também, na receptividade ao público. “Do ponto de vista da comunidade, podemos oferecer um tempo de espera menor, uma recepção digna com assentos e ar condicionado, além do atendimento com mais privacidade em casos sensíveis como os de violência doméstica”.

A nova sede do MPMG, de 300 metros quadrados, conta com recepção, sala de reuniões, dois gabinetes com quatro estações de trabalho cada, sala de arquivo, copa e banheiros acessíveis. O novo prédio se destaca, também, pela boa iluminação natural e as janelas amplas, que garantem a circulação de ar pelos cômodos.

DESTAQUE_01IMG_2968inatu_extremainatu_extrema _1_.jpg

O prefeito de Extrema, João Batista da Silva, ressaltou o trabalho conjunto e interfederativo para fortalecer as instituições públicas. Segundo o prefeito, por conta da localização privilegiada, a cidade atraiu muitos investimentos da indústria e dobrou de população nos últimos dez anos. No entanto, houve uma redução em 70% nos casos de crimes violentos, o que ele atribui à parceria com instituições como a Polícia Militar e o Ministério Público. “Nós apoiamos a construção da nova sede, mesmo sendo uma instituição do executivo estadual, pois entendemos que é uma parceria que traz resultados para a cidade”.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, mencionou o projeto Sedes Próprias, que começou em sua primeira gestão como PGJ e segue com muitos desafios pela frente. “O mais difícil era iniciar esse projeto. Conseguimos, já inauguramos mais de 70 sedes do MPMG, garantindo autonomia e melhores condições de trabalho”, relatou.

NOTICIA01IMG_2999inatu_extrema _1_.jpg

Ao fim de sua fala, Jarbas Soares ainda reforçou o papel do MPMG como um espaço público. “Aqui dentro tempos empregados da população. É assim que promotores, procuradores e servidores devem ser vistos”.

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

Final do conteúdo