Início do conteúdo

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Montes Claros, promoverá, no sábado, 23 de novembro, a partir das 7h, o plantio de árvores em área verde na rua Santa Laura, 244, bairro São Mateus, em Montes Claros, com o objetivo de aprimorar a função ambiental daquele espaço público. 

O plantio, que é aberto a toda a população, será realizado em parceria com instituições públicas e organizações da sociedade civil, como Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, Instituto Grande Sertão, Instituto Pegada Ambiental, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), moradores do bairro São Mateus, entre outros. 

MOC - plantio de arvores _2_.jpeg

A ação de plantio de árvores no local, situado na quadra delimitada pelas ruas C, Diamante, E e H, ocorre após o Ministério Público ter sido acionado por moradores, que questionaram a retirada da última área verde do bairro.  

O Município de Montes Claros havia retirado a área para construir um Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei), compensando-a em outro bairro, sem nenhuma participação popular para discutir os impactos na vizinhança. 

Após intervenção do MPMG, que instaurou o Inquérito Civil n.º 04.16.0433.0091759/2024-31 e recomendou a revogação do ato municipal, o município de Montes Claros desistiu da construção no local, o que evitou a supressão de quase 40 árvores existentes no espaço público, conforme desejado pela população. 

MOC - plantio de arvores _3_.jpeg

O Cemei Madre Paula Elizabeth será construído em terreno situado nas proximidades, preservando a área verde urbana, escassa no município. 

 

Fim da notícia

Ministério Público de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Integrada
Diretoria de Conteúdo Jornalístico
jornalismo@mpmg.mp.br

 

 

 

Final do conteúdo